O estado de Alagoas está se transformando em uma referência quando o assunto é sucesso nas redes sociais. Com diversos influenciadores nascidos na região, esse meio de comunicação está crescendo por aqui, principalmente pelo grande alcance na audiência nacional. Um destaque especial vai para a criação de vídeos, que parece ser a nova tendência das mídias digitais.
As redes sociais mais populares do Brasil, como o Instagram, o Twitter e o Facebook, abriram caminho para que alguns alagoanos ganhassem atenção na internet. Esse é o caso, por exemplo, da modelo Marina Ferrari. A jovem nascida em Maceió possui mais de 5 milhões de seguidores nas redes sociais, e já fez alguns trabalhos para marcas como Rosa Selvagem, Sofisticale Lingerie e Master Hotéis. Ela se destaca pelos conteúdos em formato de vídeo, que atualmente conseguem um alcance ainda maior na internet.
Esse sucesso no formato audiovisual foi impulsionado pela chegada do TikTok, uma rede social chinesa que soma cerca de 2 bilhões de usuários em todo o mundo. A plataforma permite que os influenciadores publiquem vídeos de até três minutos, e o sucesso pode ser visto na receita da empresa. Apenas em 2020, por exemplo, o faturamento do TikTok foi de US$ 34,3 bilhões, segundo reportagem da revista Exame. Ou seja, é um sucesso inegável de uma plataforma criada em 2016.
Assim como aconteceu com as fotos, que ganharam diferentes plataformas de filtros e edição, a produção de conteúdos em formato de vídeo também está ficando cada vez mais simples. Um dos exemplos é o editor de vídeo da InVideo, que é o melhor software para editar vídeos online grátis. Com filtros, modelos e transições de cenas, o site permite que qualquer pessoa, mesmo que não tenha nenhuma experiência com a criação de vídeo, produza algo para as redes sociais em minutos e com qualidade profissional. Isso faz com que esse formato de conteúdo seja mais popular e acessível para as pessoas.
Outros influenciadores de Alagoas
Entretanto, não são apenas os vídeos da modelo Marina Ferrari que chamam atenção da internet para os alagoanos. Outra referência é o comediante Carlinhos Maia, que soma 23 milhões de seguidores no Instagram e possui mais de 2 bilhões de visualizações diárias na plataforma. O sucesso na rede impulsionou a carreira do artista, que atualmente também faz shows de teatros e propagandas para grandes marcas.
Outros nomes, como Abraham Schneersohn, Breno Albuquerque e Gabriela Sales, também merecem uma menção pelo impacto que possuem como influenciadores digitais. Todos eles fazem sucesso também em outras plataformas, como o Twitter e o Facebook, e mostram que o alagoano consegue ser diversificado na internet. São milhões de seguidores que mostram como a região pode ser uma referência em influenciadores digitais. Um setor que costuma ser dominado por São Paulo e Rio de Janeiro.
Impacto no serviço público
O curioso é que o grande alcance na internet também interfere no serviço público da região. Alguns desses influenciadores já realizaram campanhas bem-sucedidas com o Governo de Alagoas, e mostraram a importância das redes sociais também para a vida pública. Isso fez com que a presença de órgãos e agentes públicos crescesse na internet, algo que é positivo para o cidadão.
As redes sociais são uma realidade na vida dos brasileiros, e também dos alagoanos. O sucesso dos influenciadores da região, seja por vídeo ou foto, é também uma forma de mostrar ao mundo que Alagoas é mais que apenas um destino de férias. É também uma região com personalidades que somam milhões de seguidores na web.
