×

Alagoas

Alagoanos comemoram 192 anos de emancipação política

Bandas escolares foram destaques na festa

O governo de Alagoas comemorou os 192 anos de Emancipação Política com um desfile, na Avenida da Paz, no bairro do Jaraguá, que teve como temática: “Educar para Preservar — Patrimônio e Meio Ambiente”. Milhares de pessoas compareceram ao evento que homenageou entre outras personalidades, Toinho pescador – penedense defensor do Rio São Francisco, Dom Avelar Brandão Vilela, Teotônio Brandão Vilela, Hermeto Pascoal, Tânia de Maya Pedrosa, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, José Geraldo Wanderley Marques, Octávio Brandão, Zélia Maia Nobre, Ladislau Neto, Artur Ramos.

Depois da chegada do governador do Estado, Teotônio Vilela Filho e a tradicional queima de fogos deram-se início a abertura da festa com a Banda do Corpo de Bombeiros Militar, tocando o Hino Nacional. logo depois vieram alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar e de unidades de ensino da rede particular que participaram voluntariamente, a exemplo das escolas Maria José Omena, Santa Tereza, Floriano Peixoto, Fundação Bradesco e Colégio Marista. Foram várias escolas envolvidas na festa, divididas nas 15 Coordenadorias de Ensino, espalhadas por todo o estado.

Para o professor e secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo,o desfile de 16 de setembro é um momento de contemplação que evidencia o civismo, amor e respeito à independência de Alagoas. “A sociedade alagoana está de parabéns ao prestigiar os nossos educandos que são as principais estrelas desse espetáculo”, considera o gestor.
Dentre as autoridades presentes, estão o governador do estado, Teotônio Vilela, o procurador geral da Justiça, Eduardo Tavares, representantes da Polícia alagoana e secretários estaduais.

Hoje, os alagoanos estão comemorando mais um aniversário da emancipação política do Estado de Alagoas, ocorrida em 1817. Sua história ou seu nome é derivado dos numerosos lagos que se comunicam uns com os outros e também com os diversos rios que banham a região. Só Maceió, a capital, possui 17 lagoas, entre mais de 30 em todo o Estado.

Antes de ser realizado na Avenida da Paz, o desfile acontecia no Estádio Rei Pelé. Agora, depois de 10 anos, o evento ganhou popularidade e maior visibilidade. É considerado pelos organizadores como uma aula de civismo a céu aberto para os alunos e, sobretudo, para a população que o assiste, uma vez que são exibidas temáticas históricas e críticas que compõem o roteiro e o enredo, a cada ano.