×

Esporte

Alagoano Tiago Fernandes quer fazer uma transição gradual

Tenista alagoano se prepara para a pressão que irá sofrer

Atualmente, vivendo a delicada fase de transição de juvenil para o profissional, o tenista alagoano Tiago Fernandes já tem planejados os passos até que possa despontar de vez no circuito da ATP. O campeão juvenil do Aberto da Austrália trabalha com uma meta de três anos para ganhar a experiência necessária antes de se firmar definitivamente como profissional de alto nível.

“Acho que o processo tem que ser feito por etapas. A primeira, de me tornar um grande juvenil, graças a Deus eu consegui e agora eu tenho que pensar no próximo passo que é a transição”, comentou o alagoano. “Nos próximos três anos vou disputar torneios future e challenger e procurar fazer dar tudo certo. Quero chegar lá no topo como profissional também”, complementou.

Tiago, que além do título em Melbourne também atingiu a liderança do ranking juvenil da ITF, fez um balanço positivo de 2010. “Todas as coisas que eu aprendi e que vivi neste ano vão servir para o futuro. Estou feliz pelo que eu fiz como juvenil e pelos resultados que alcancei e em relação à fase de transição. Tenho que seguir trabalhando, pois os próximos anos serão importantes para minha formação”.

Com todas essas conquistas no currículo, o alagoano de apenas 17 anos sabe que irá lidar com a pressão. “Isso é algo natural com o qual o tenista precisa saber conviver o tempo inteiro. Fases ruins sempre vão ter e o jogador precisa de tranqüilidade para superar isso. Infelizmente o tênis é um esporte individual, você é que entra em quadra e as consequências são sempre para você”, avaliou o jovem tenista.

Disputando nesta semana a etapa paulista da Copa Petrobras, Fernandes admite que sua participação no torneio terá como aspecto principal adquirir experiência. “Meu objetivo na semana é aprender, pois estarei ao lado de tenistas muito experientes como o próprio (Thomaz) Bellucci, Marcos Daniel, Thiago Alves e Rogério Silva. Mas vou dar meu máximo quando entrar na quadra buscar a vitória”, disse o alagoano, que também elogiou o número 1 do país.

“O que ele esta fazendo é algo que um brasileiro não alcança há muito tempo, que é ficar entre os 30 do mundo. É uma coisa excepcional e tenho que dar os parabéns para ele”, comentou Fernandes. Convidado da organização, esta será sua quinta aparição em challengers no ano, com uma vitória. “Foi muito especial, pois apesar de estar na China, em um lugar bem distante e em condições desfavoráveis, eu fiquei bastante contente com minha primeira vitória em um torneio deste nível”, finalizou.