Novo serviço começa a vigorar já nesta segunda-feira (4)
Novidade! Alagoanos que quiser solicitar sua carteira de identidade poderá agendar online a data de atendimento no Instituto de Identificação do Estado.
A ação, que é Iniciativa da Secretaria de Defesa Social e Ressocialização e da Perícia Oficial em parceria com empresa Montreal que é responsável pelas emissões das carteiras de identidade no Estado, tem como objetivo principal garantir qualidade, facilidade e agilidade no atendimento ao usuário com redução de tempo de espera.
De acordo com a diretora do Instituto de Identificação, Madalena Cardoso, e o representante da Montreal em Alagoas, Eduardo Bacellar, o novo serviço oferecido pela internet através do endereço eletrônico www.agendamento.seds.al.gov.br/, já a partir de segunda-feira (4), é autoexplicativo.
Nele, nele o cidadão terá acesso direto a todas as informações para o agendamento online e os passos necessários para a solicitação do documento. Outras vantagens são a diminuição das filas nos postos de atendimento e a maior comodidade a população que poderá escolher dia e hora para ser recebido.
Inicialmente o agendamento será apenas para sede do Instituto de Identificação que fica localizado na Rua Cincinato Pinto, no Centro de Maceió, mas em breve o serviço será estendido para as outras unidades.
Além do portal, o link para “Agendamento Online”, estará disponível também nos sites oficiais da Secretara de Defesa Social e da Perícia Oficial.
Passo a passo
Após entrar no portal, o usuário irá inserir o número do seu CPF e fazer o seu cadastro. Em seguida ele irá escolher a opção para 1º ou 2ª via da carteira de identidade, a data e a hora de atendimento. Automaticamente o sistema irá gera um número de protocolo e no caso da segunda via, também gera a Taxa para Pagamento (DAR/CB) no valor de R$ 20,59.
Com o agendamento feito, o cidadão deverá comparecer à recepção do posto munido dos documentos exigidos no dia e horário marcado. Caso ela não possa comparecer, o usuário ainda pode desmarcar o agendamento no mesmo portal, e se ele não comparecer, ou fizer a desmarcação prévia, implicará no bloqueio automático de novos agendamentos pelo prazo de sete dias.
