O Real Madrid deu um passo importante para a conquista do Campeonato Espanhol da temporada 2011/2012, ao quebrar o tabu e derrotar o Barcelona por 2 a 1 no Camp Nou, resultado inesperado para muitos desportistas.
Essa conquista fez com que a equipe madrilenha abrisse sete pontos de vantagem (88 x 81) sobre o clube catalão, restando ainda quatro rodadas para o final da competição. O clube merengue ainda falta jogar contra Sevilla, Athletic Bilbao, Granada e Mallorca e teria que perder três vezes para ficar sem o título.
No duelo deste sábado, Messi não brilhou. É bem verdade que criou toda a jogada que originou o gol de empate do Barcelona, mas não passou disso. De forma surpreendente, ele foi anulado pelo alagoano Pepe, que teve uma excelente atuação. O defensor luso-brasileiro não arranjou confusão segurou muito bem o ataque catalão ede quebra, ainda participou do primeiro gol, aos 16 minutos de jogo. Cabeceou firme, Valdés salvou, e Khedira fez no rebote.
Além de Pepe, o português Cristiano Ronaldo também foi determinante. O atacante assinalou o gol da vitória, aos 27 minutos do segundo tempo, finalizando um rápido contra-ataque. Di Maria começou a jogada, mas foi Özil quem deu o excelente passe em profundidade para ele driblar Valdés e comemorar o segundo do Real.