Alagoano Francisco Carlos alcançou um objetivo dos mais difíceis
O árbitro alagoano Francisco Carlos do Nascimento alcançou o maior objetivo na sua carreira profissional. Desde a última sexta-feira que o nosso Chicão recebeu o escudo FIFA, sonho de qualquer juiz de futebol.
Devido ao compromisso do carioca Péricles Basols na semifinal da Taça Guanabara a entrega dos escudos Fifa foi adiada para a manhã de sexta feira onde os novos integrantes do quadro (Francisco Carlos do Nascimento e Fabrício Vilarinho da Silva) puderam realizar os seus sonhos recebendo o tão esperado e cobiçado escudo.
No Rio de Janeiro, a Comissão de Arbitragem da CBF, promoveu entre os dias 23 e 25 de fevereiro (quinta, sexta e sábado), curso de arbitragem, na Granja Comary, destinado a árbitros e assistentes Fifa e Especial. Ao todo, participaram 21 homens (10 árbitros e 10 assistentes e 1 árbitro especial) e 8 mulheres (4 árbitras e 4 assistentes).
O curso abordou varias questões, entre elas o preenchimento da súmula eletrônica, planejamento da temporada 2012 (treinamento ideais; metodologia) e situações referentes ao campo de jogo.
Em fase de experimento e com uso previsto já para Copa do Brasil de 2012, agora, todas as súmulas em competições da CBF serão preenchidas eletronicamente. Durante um primeiro momento, as súmulas de papel seguirão sendo preenchidas juntamente com a eletrônica até que os árbitros se acostumem com a novidade e o processo seja 100% confiável.
Pela sumula eletronica ja em uso no futebol paulista, os árbitros terão a sua disposição base de dados do BID onde estão contidas todas as informações dos atletas registrados pela CBF. Os dados serão informados no exato momento do preenchimento da súmula, onde a arbitragem ficará sabendo quem esta ou não apto a participar das partidas promovidas pela CBF sendo que essas e outras informações poderão ser checadas via internet após uma hora da realização da partida.
