O aluno José Sílvio Davi, da Escola Estadual Doutor Rodriguez de Melo, no bairro da Ponta Grossa, foi o vencedor do concurso nacional de redação promovido pela Controladoria Geral da União (CGU) com o tema “Como será o futuro do Brasil com dinheiro público bem aplicado”.
Sílvio foi o primeiro lugar nacional na categoria Ensino Médio e recebeu seu prêmio na manhã desta quinta-feira (9) durante as atividades do Dia Internacional de Combate à Corrupção, evento promovido pela CGU e Ministério Público Federal (MPF-AL), no auditório da faculdade Fits, no bairro da Cruz das Almas.
Sílvio foi o único aluno da escola inscrito no concurso e contou com o incentivo de sua professora de Português, Adriana Sedon, e da diretora da unidade, Lúcia de Fátima.
Para a diretora, a vitória do estudante é motivo de orgulho e inspiração para todos na escola: aos 48 anos, Sílvio é deficiente visual e venceu candidatos de escolas particulares e sem limitações físicas. Sua redação foi enviada em duas versões: uma em braile e outra transcrita pela professora Adriana.
“A redação de Sílvio transparece a sua maturidade e sua facilidade de expressão. Conviver com ele é um privilégio, pois a sua condição de deficiente nos fez crescer como seres humanos, mobilizando todos os seus colegas de sala de aula em ações de solidariedade”, comemora a diretora.
Inspiração – Sílvio conta que decidiu se inscrever no concurso para treinar para a prova de Redação do vestibular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A partir da realidade alagoana, o estudante se inspirou para redigir sobre o uso do dinheiro público e apontou a educação como prioridade maior deste investimento.
“Espero que a minha premiação seja um incentivo para a geração de oportunidades para tantos talentos existentes nas escolas públicas. É preciso que tenhamos pessoas comprometidas com a educação”, destaca Sílvio, que já aguarda ansioso o resultado de outro concurso: o vestibular da Ufal, onde se candidatou a uma vaga no curso de História.
Apoio pedagógico – Sônia Moraes, gestora da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), órgão ao qual está subordina a escola Rodriguez de Melo, diz que a vitória de Sílvio funciona como um incentivo para que outras unidades de ensino participem de iniciativas semelhantes. “Ações como esta motivam alunos e professores e por isso é importante que haja a participação de mais escolas nestes concursos”, pontua.
Ela também adianta que a 1ª CRE, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), está promovendo a instalação de Internet em computadores do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual Erivaldo Lima Tavares (CAP Erivaldo Lima Tavares), sediado na Escola Cyro Accioly.
A instalação da Internet transformará o CAP em um espaço de pesquisa para estudantes com deficiência visual e também permitirá a produção de livros auditivos (audiobooks) para uso didático.
“Em reunião que tivemos com o Ministério da Educação, Alagoas ficou responsável pela produção de três títulos de Língua Portuguesa com conteúdo do 6º ao 9º ano”, disse.
“O material será repassado via Internet para o MEC e, posteriormente, ficará disponibilizado online para todos os estados baixarem o arquivo”, explica a diretora do CAP, Gedalva Santos. A educadora estima que o material produzido pelo centro seja repassado para as escolas já no início do ano que vem.