×

Alagoas

Alagoano desenvolve Sistema Multidirecional de Ensino

O procurador de Estado Hélio Laranjeiras, 55, implantou há 10 anos, de forma pioneira em Alagoas, um modelo inovador de Ensino à Distância. Construída com recursos multimídia, a plataforma foi batizada de Sistema de Ensino Multidirecional e se espalhou para o resto do Brasil.

Com transmissão via satélite, o ensino multidirecional é uma espécie de terceira via, situado entre o presencial e o ensino à distância, com a participação de tutores e ferramentas de comunicação disponíveis nas milhares de salas de aula espalhadas pelo País, dentro do sistema que desenvolveu.

O sistema oferece cursos básicos, como Educação de Jovens e Adultos (EJA), pré-vestibulares, e abordagens criadas a partir de novas demandas, como os de capacitação em atendimento à dependência química, gastronomia hospitalar e gestão em meio ambiente.

Tecnologia e qualificação

Instalado no Centro de Maceió, o cérebro do Sistema de Ensino Multidirecional possui aparato tecnológico capaz de atender alunos e professores de todo o Brasil. Nas ilhas de produção e edição, as teleaulas são editadas e transmitidas via satélite para todos os polos, com professores pós-graduados em vários níveis e diferentes áreas de conhecimento.

Um dos destaques do sistema é o espaço satelitário próprio montado pelo empreendedor, com ferramentas como up-link de transmissão exclusivo, dois estúdios de gravação, duas ilhas de edição e produção com conteúdos em 3D. No comando das ferramentas, equipe qualificada para gerir o sistema multiplataforma.

“Foi preciso muita persistência para montar o sistema. Um amigo me ajudou a investir no primeiro estúdio e na primeira ilha de edição, tudo na base da resistência, sem financiamento bancário e sem nenhum centavo de dinheiro público”, garante Laranjeiras. “Foi aí que veio a inspiração para desenvolver esse sistema de plataforma de mídias para um curso de educação à distância, coisa que não existia na época”, afirma.

O sistema de Ensino Multidirecional utiliza uma tecnologia inovadora – o chamado Ambiente Virtual de Aprendizagem -, que facilita a gestão de cursos com diversos programas disponíveis no mercado, como o Blackboard. A ferramenta enriquece o processo de ensino-aprendizagem com tecnologias de informação e comunicação.

Professores e alunos participam de um ambiente interativo que permite novas possibilidades de planejamento, execução e avaliação das atividades acadêmicas. Por meio dessa plataforma de aprendizagem, é possível que professores e alunos interajam e compartilhem o conteúdo em várias mídias, como textos, imagens e filmes.

Sistema oferece soluções para empresas

A empresa mobiliza 300 funcionários em diversos polos espalhados pelo Brasil. O negócio é tão promissor, que Hélio Laranjeiras desenvolveu o sistema Residência Sat, um módulo complexo de ensino multidirecional (EaD) que oferece soluções para empresas, utilizando as mais modernas plataformas tecnológicas para integração de ambientes e transmissão de conteúdos.

Hoje, além da educação inclusiva, a empresa planeja e estrutura a base tecnológica de qualquer outra empresa voltada para cursos de aperfeiçoamento profissional para prover a implantação ou expansão de negócios voltados a um projeto de educação inclusiva no desenvolvimento de projetos, cursos e conteúdos para que cheguem a todas as localidades através da transmissão via satélite e web.

Exemplo disso foi a recente parceria firmada entre a Residência Sat e a Escola Técnica Residência Saúde com a Federação Nacional de Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Fenaess). O convênio permite que se estabeleça uma rede de ensino a distância, implantando cursos profissionalizantes em mais de 20 sindicatos ligados à instituição. Os cursos serão ministrados por meio de videoaulas transmitidas via satélite.