×

Esporte

Alagoano de 2010 poderá ter apenas um time da capital

O Campeonato Alagoano de 2010 terá oito times do interior e apenas dois da capital. Isso porque, após a rodada desse fim de semana da segunda divisão da competição estadual, o único clube de Maceió, o 7 de Setembro, foi eliminado. Os quatro times que estão na disputa são União de União dos Palmares, o Santa Rita de Boca da Mata, o São Luiz de São Luiz do Quintude e o Sport de Atalaia.

Com os resultados, o União ficou com a primeira colocação com dez pontos. O Sport ficou na segunda colocação com nove pontos conquistados. Na terceira colocação ficou o Santa Rita com sete pontos e o São Luiz o quarto colocado com seis pontos. No próximo domingo, jogam São Luiz e União e Santa Rita e Sport. As partidas de volta acontecem no domingo, 25.

Independente de quem se classifique para a “elite” do Campeonato Alagoano, no próximo ano, está garantido que oito dos clubes que disputarão a competição serão do interior: ASA – atual campeão -, Coruripe, CSE, Ipanema, Murici, Igaci e mais os dois que subirem. Entre esses, apenas o Alvinegro e o Hulk conseguiram títulos estaduais.

Os únicos times que jogarão e tentarão levar a capital novamente ao título serão CRB e Corinthians Alagoano, esse último poderá nem participar da competição, já que dirigentes estudam a possibilidade de pedir um afastamento, o que provocaria mais um acesso de um time do interior (o terceiro da segunda divisão), deixando assim o Galo da Pajuçara como o único representante de Maceió no Alagoano 2010.

O maior detentor de títulos estaduais está amargurado numa grande crise. Nesse ano conseguiu ser rebaixado pela segunda vez, deixando sua imensa torcida triste. Mas, torcedores e conselheiros buscam um novo rumo ao clube com a chegada de novas eleições e garantem que em 2011 o CSA estará de volta a elite estadual.

Nas últimas onze edições do Campeonato Alagoano, só em 2002 a final não teve um representante do interior. Em 2000 e 2001 o ASA se sagrou bicampeão, em 2004 o Coruripe chegou até a final, em 2005 novamente o alvinegro levantou a taça. Nos dois anos seguintes foi a vez do Coruripe conquistar os títulos. Só em 2008, um time da capital conseguiu ser campeão de novo, com o CSA, derrotando o ASA. E nesse ano, o time de Arapiraca marcou história, ganhando os dois turnos da competição e se sagrando o maior campeão da década.