Os membros titulares do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, reunidos em Brasília para a XXI Plenária do colegiado, elegeram na manhã de hoje, dia 1 de agosto, o seu novo presidente: Anivaldo de Miranda Pinto. Ele foi eleito por unanimidade e sob aplausos da plateia, tendo sido a única candidatura proposta durante a plenária, ocorrida no auditório da Agência Nacional de Águas- ANA.
Representante do Fórum de Defesa Ambiental (FDA), de Alagoas, Anivaldo de Miranda terá um mandato temporário de aproximadamente um ano. Sua eleição terá o objetivo de completar o mandado iniciado por Geraldo José dos Santos. Uma nova eleição, desta vez pelo período regulamentar, ocorrerá em 2013. Até lá, Anivaldo pretende ” restituir à normalidade o funcionamento institucional do Comitê”, promovendo ações de acompanhamento rigoroso da aplicação dos recursos gerados pela cobrança da água do Rio São Francisco.
A plenária teve o quorum necessário para a eleição desde o seu início e contou com a presença de representantes dos governos da Bahia, Minas Gerais, Alagoas, Sergipe e Pernambuco, além de integrantes de organismos federais, incluindo os Ministérios da Integração, Meio Ambiente, Planejamento e Minas e Energia. A coordenação dos trabalhos esteve a cargo de Roberto Lobo, coordenador da CTAI (Câmara Técnica de Articulação Institucional), responsável pelo processo eleitoral no âmbito do comitê.