Mary tem 55 anos e é a atual presidente da Cooperativa de Reciclagem de Alagoas (Cooprel)
A Eletrobras Distribuição Alagoas, como integrante da Rede Nacional de Mobilização Social (COEP), indicou a catadora de resíduos sólidos Maria José Lins, mais conhecida como Mary, para concorrer ao Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, entregue todo ano a pessoas que se dedicam à promoção da cidadania e acreditam que cada um pode fazer a sua parte para construir um Brasil mais justo.
A cada ano a COEP faz, junto a seus parceiros, uma seleção das pessoas que disputarão o prêmio de acordo com a temática proposta. Este ano, o tema do Prêmio Betinho é catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis. Por isso, Mary foi indicada pela Eletrobras. A empresa já mantem relacionamento com Mary há mais de um ano e tem comprovado o esforço que ela empreende a fim de mudar a sua situação social e da comunidade em que atua.
Mary tem 55 anos e é a atual presidente da Cooperativa de Reciclagem de Alagoas (Cooprel). A entidade surgiu em 2004, quando Maria José e um grupo de amigos ficaram desempregados e viram no lixo uma possibilidade de geração de renda. Atualmente, a COOPREL possui 17 cooperados e conta com o apoio de parceiros da iniciativa pública e privada.
A renda mensal de cada membro da cooperativa é de aproximadamente R$ 430,00 e eles não tem ajuda para alimentação. A organização recolhe os resíduos na rua, em órgãos públicos e residências, com uma caçamba emprestada, e também recebe material na própria sede da Cooperativa, onde o material é separado, pesado e vendido em rede e para atravessadores.
Para votar em Maria José dos Santos Lins clique aqui.
