×

Esporte

Alaçapão da Ilha do Retiro completou setenta e cinco anos

Atual estádio do Sport está com os dias contados

Inaugurado no dia 4 de julho de 1937, o Estádio Adelmar da Costa Carvalho, ou simplesmente a Ilha do Retiro, está completando hoje 75 anos de existência. Palco de grandes conquistas do Leão, a Ilha tem um papel fundamental no crescimento e na afirmação do Sport como o maior clube do Nordeste.

Hoje com capacidade para 36 mil pessoas, a Ilha do Retiro já foi mais modesta. Na inauguração, quando jogaram Sport e Santa Cruz, cerca de dez mil rubro-negros lotaram as dependências do estádio e acompanharam de perto a vitória rubro-negra por 6×5 sobre os tricolores. Coube a Artur Danzi marcar o primeiro gol do estádio. Haroldo de Praça Guimarães assinalou o gol da vitória.

Em 1950, vários rubro-negros se juntaram com um único objetivo: ampliar a Ilha do Retiro para que o estádio fosse palco de um dos jogos da Copa do Mundo. E o objetivo foi alcançado. No dia 30 de junho daquele mesmo ano, a Ilha recebeu a partida entre Chile e Estados Unidos e viu os chilenos golearem por 5×2.

O primeiro título conquistado pelo Sport já com a Ilha do Retiro em pleno funcionamento foi um ano depois da inauguração. Na ocasiçao, o Leão levantou a taça do Campeonato Pernambucano de 1938. Esse era oitavo título rubro-negro do torneio. Hoje são 39. De lá para cá outras 40 taças foram levantadas e levadas ao museu da Ilha do Retiro, incluindo a de Campeão Brasileiro de 1987 e a da Copa do Brasil de 2008.

ARENA
Buscando a modernidade, o ano de 2012 deve ser o último do atual formato da Ilha do Retiro. O processo para a construção de uma Arena Multiuso onde hoje funciona o estádio está caminhando a passos largos e o Sport deve ser um dos próximos clubes a entrar na era da modernidade.