A diretoria do Hospital do Açúcar, juntamente com sua equipe de gestores, médicos e demais colaboradores, se prepara para entregar a ala de maternidade dentro da unidade hospitalar, prevista para o dia 27 de setembro. A obra é fruto do convênio entre a instituição e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para atender parturientes vinculadas ao SUS.
A parceria surgiu após solicitação do Ministério da Saúde, que acionou a secretaria e essa firmou convênio com o hospital, onde houve a construção da ala composta por 27 novos leitos e mais um espaço dedicado à amamentação, compondo enfermarias para três parturientes cada uma. A obra compreende uma área de 615 m².
Com a construção finalizada e necessitando organizar os últimos ajustes, o Hospital do Açúcar pretende garantir qualidade na nova fase dedicada à obstetrícia em Alagoas. “Firmamos esse convênio justamente para atender uma demanda da rede pública e vamos buscar estabelecer conforto às parturientes, com o mesmo padrão da enfermaria do hospital para o SUS, já utilizado na ala de retaguarda do HGE”, comemora o presidente do Hospital do Açúcar, Edgar Antunes Neto, citando os resultados da parceria com o Governo estadual.
Sobre o conforto, a área terá diferenciais, com o espaço todo climatizado e banheiros reservados para três parturientes cada um, levando em consideração que em hospitais públicos a proporção é de mais de 10 leitos em uma enfermaria e esse número compartilha apenas um banheiro.
Além dos leitos, as mães e os bebês podem contar com outras áreas disponíveis no Hospital do Açúcar. “A inovação será que seremos o único hospital com uma maternidade dedicada ao SUS dentro dele, e ainda com as facilidades de ter serviços como UTI, centro cirúrgico e ambulatório na mesma área”, completa Edgar Antunes.
Com a inauguração da ala, a proposta das secretarias Municipal e Estadual de Saúde é destinar a maternidade Santa Mônica e o Hospital Universitário às gestantes de alto risco.
