A Procuradoria Geral do Estado (PGE) vai recorrer à Justiça nesta segunda-feira (20) para manter a ação judicial que autoriza o início das obras de duplicação da AL-101 Sul no trecho em frente ao condomínio residencial Laguna, em Marechal Deodoro. A liminar foi concedida, na última quinta-feira (16), pelo juiz Léo Dennisson Bezerra de Almeida, da Vara do Único Ofício do município, sendo revogada nesta sexta-feira (17), pela desembargadora Nelma Padilha.
A revogação ocorreu após recurso de representantes do condomínio Laguna, que não permitiram a execução das obras, alegando um possível rompimento da rede de abastecimento de água para os condôminos. A alegação é refutada pelos técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), responsável pela obra na AL-101-Sul.
“De forma alguma vamos permitir que o abastecimento de água seja paralisado, pois, ao retirar a camada de asfalto do local, localizaremos a rede e faremos a realocação necessária. O que não podemos permitir é que esta obra tão importante para todos os alagoanos seja interrompida dessa maneira por causa de uma alegação infundada de poucas pessoas. Não entendemos esse impasse, já que nenhum lote do condomínio será atingido. Ao contrário, todos serão beneficiados com a infraestrutura”, disse o diretor de Planejamento do DER-AL, Sebastião Mota.
Desapropriações
A obra de recuperação e duplicação da AL-101 Sul continua avançando e, do total da área a ser desapropriada para a execução do projeto, 70% já foi ajuizado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Desta parcela, 90% dos processos já foram liberados pela Vara do Único Ofício de Marechal Deodoro, sob responsabilidade do juiz Léo Denisson Bezerra de Almeida. A previsão é que no início de 2011 todos os processos para desapropriação sejam protocolados na Justiça.
A obra na rodovia AL-101 Sul é uma das principais ações de infraestrutura realizadas pelo governo de Alagoas e vai fortalecer o turismo da região das Lagoas e Mares do Sul, além de desafogar o trânsito para quem utiliza a rodovia como entrada e saída diária de Maceió. No total, serão duplicadas quatro pontes e 25,8 Km de estrada. Também serão construídos três novos viadutos.
“A previsão é que até o Carnaval o trecho do Francês até a Barra de São Miguel seja liberado para a população”, informou Sebastião Mota.