×

Cultura

AL: Show de poesia e música homenageia o mês da mulher

‘Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas’. Os versos da canção de Chico Buarque foram escolhidos pela cantora Irina Costa para abrir o show do projeto ‘Papel do Varal – Mulher’, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, em parceria com o Instituto Lumeeiro, nesta terça-feira (18), na Choparia Maikai.O projeto Papel no Varal mistura poesia e música.

Com os textos escritos no varal, o público tem a oportunidade de conhecer novos escritores, poemas e poesias. E os mais desinibidos escolhem o texto e sobem ao palco para recitá-lo. “Nada melhor do que uma boa noite de poesia e música para homenagear a todas as mulheres do mundo”, disse a secretária Katia Born, que também subiu ao palco e recitou uma poesia de Bruna Lombardi.

Na edição especial ‘mulher’, todos os poemas e poesias são escritos por mulheres – de diversas nacionalidades. Entre um recital e outra, a cantora Irina Costa fez um show com repertório selecionado para o dia, inclusive com música portuguesa. “Ninguém canta melhor a mulher do que Chico Buarque”, comentou Irina.

A atividade faz parte da programação do mês da Mulher, coordenada pela superintendente de Promoção dos Direitos e de Políticas para a Mulher Solange Viégas. “Procuramos criar uma programação diversificada a cada ano. Este é o momento lúdico e leve em homenagem as mulheres”, explicou a superintendente.

Pela primeira vez no evento, a universitária Mariana Olímpia não subiu ao palco para recitar. “Acho uma excelente iniciativa. Já tinha curiosidade para conhecer, mas sempre faltava oportunidade. Lamento apenas que minha timidez me impeça de subir ao palco”, afirmou Mariana.

Já veterano em Papel no Varal, o advogado José Fragoso sempre recita poemas. “Gosto de poesia. Sou muito amigo/irmão do Ricardo Cabús [Instituto Lumeeiro]. Sempre participo do evento, até subo ao palco e recito poemas”, assinalou Fragoso.