Alagoas sedia a primeira edição do Encontro regionalizado dos gestores da Política de Trabalho Prisional, etapa Nordeste. O evento promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), tem parceria com a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), e acontece de 13 a 16 de agosto, no complexo prisional alagoano, em Maceió.
O encontro, que reúne representantes das nove federações da região, busca realizar um intercâmbio de experiência entre os estados na construção do plano nacional de trabalho prisional, com o intuito de fortalecer as políticas públicas voltadas ao serviço.
Oficinas que envolvem setores que fazem parte do processo de ressocialização, como saúde, segurança, estatísticas, entre outros, serão realizadas durante os dias de evento. Todos com o mesmo objetivo, que é oferecer alternativas para aperfeiçoar os projetos desenvolvidos na área de trabalho prisional.
Os encontros regionais também buscam oferecer alternativas ao sistema prisional de fortalecimento dos projetos desenvolvidos no tocante à reintegração social, respeitando as características econômicas e culturais de cada região, que são essenciais na aplicação de tais políticas.
O último dia do encontro, 16 de agosto, será dedicado à apresentação de todas as propostas discutidas durante o evento.
Agência Alagoas