×

Alagoas

AL reduziu o número de casos de dengue nos últimos quatro meses

O resultado é fruto das ações que a Sesau está realizando com os municípios

Os números de casos de dengue em Alagoas estão reduzindo desde agosto deste ano, conforme informações da Gerência de Agravos Não Transmissíveis e de Fatores Ambientais, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Nesses últimos quatro meses foram registrados 7.883 casos, sendo 3.699 em agosto, 2.197 em setembro, 1.910 em outubro e neste mês, até esta quarta-feira (17) foram notificados 77 casos. O resultado é fruto das ações que a Sesau está realizando com os municípios.

O gerente de Agravos Não Transmissíveis e de Fatores Ambientais, Charles Nunes, explicou que devido às condições climáticas entre junho e julho, quando houve uma oscilação com períodos de chuvas e sol, houve um aumento no número de casos notificados. Um outro fator foi a circulação dos vírus tipos 1 e 2 e o índice de infestação predial. Mas a epidemia foi estabilizada, o que ocorreu também em outros estados brasileiros.

Os números deste ano mostram que foram notificados até o dia 7 deste mês, 51.109 casos, sendo confirmados 33.204, desse total 582 foram da forma grave, que acarretou no registro de 20 óbitos. Charles Nunes explicou que a Sesau vem fazendo a sua parte, investindo na capacitação dos profissionais, participando de campanhas nos municípios, mas é necessária a participação efetiva da sociedade. O tema da nova campanha do Ministério da Saúde “Se Você Agir, Podemos Evitar”.

Desde o início do ano que a secretaria vem realizando uma série de ações nos municípios alagoanos, como a capacitação dos profissionais (médicos, enfermeiros, agentes de endemias e outros), atualização do plano de contingência, distribuição de medicamentos (paracetamol e soro fisiológico), distribuição de larvicida, força tarefa para auxiliar no combate ao mosquito Aeds aegypti, entre outros.

Atualmente está sendo realizado treinamento de agentes de endemias em Girau do Ponciano, beneficiando também os municípios que integram a microrregião.

Charles Nunes lembra que a população pode ajudar no combate ao mosquito transmissor da dengue, adotando em sua residência os cuidados que evitam o surgimento dos criatórios. Para isso, devem deixar as lixeiras tampadas, não jogar lixo na rua, nem em terreno baldio, manter os recipientes com água fechados, não colocar plantas em vasos com água, esvaziar as garrafas, não manter pneus expostos e outras medidas.

A dengue é uma doença que pode levar à morte, quando não são tomadas as medidas cabíveis ao surgirem os primeiros sintomas, como febre alta, dores de cabeça, no corpo e no globo ocular. A primeira medida é procurar uma unidade de saúde. A doença pode evoluir para a forma hemorrágica.