A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência de Alagoas (Secdef) promove, no próximo dia 19 de maio, a I Capacitação para Tradutores e Intérpretes de Libras do estado. O evento, que acontecerá no Auditório do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), tem como objetivo aprimorar o atendimento a pessoas surdas, abordando desafios e perspectivas da profissão. A capacitação é aberta a profissionais ouvintes e surdos, estudantes da área e à comunidade surda em geral.
Com uma programação rica e diversificada, a capacitação contará com a participação de especialistas renomados na área. A psicóloga bilíngue, tradutora e intérprete de Libras, Aline Trindade e a professora, tradutora e intérprete surda de Libras, Aymee Lucy, ministrarão palestras sobre temas relevantes como atendimento a pessoas surdas, desafios e perspectivas, e atendimento qualificado à comunidade surda LGBTQIAPN+. Além das palestras, será realizada uma oficina prática sobre técnicas de atendimento aos diferentes tipos de identidades de pessoas surdas.
Um dos destaques do evento será o lançamento do Glossário em Libras do Governo de Alagoas. Essa ferramenta inovadora facilitará a comunicação entre surdos e ouvintes, proporcionando um acesso mais inclusivo às informações sobre os serviços públicos do estado. O glossário abrangerá sinais de secretarias, órgãos públicos, municípios, bairros, comidas típicas e pontos turísticos alagoanos.
Para a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, os tradutores e intérpretes de libras têm um papel fundamental na nossa sociedade pois eles garantem que pessoas surdas tenham acesso igualitário a todos os serviços e informações, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva.
“A Libras é a identidade da comunidade surda. Ao investirmos na qualificação desses profissionais, estamos fortalecendo a comunicação e a autonomia das pessoas surdas em nosso estado. Esse é um compromisso da gestão do governador Paulo Dantas, que todas as pessoas tenham acesso aos serviços que o Estado oferecem”, destacou a gestora.
Ela também fez o convite para que tradutores e intérpretes de Libras de Alagoas participem da capacitação e reafirmou o compromisso do Governo de Alagoas em promover a inclusão e a acessibilidade para todos. “Peço que todos os profissionais que atuam na tradução e interpretação da Libras nos 102 municípios do estado participem desse momento”.
Segundo Patrícia Gonçalves, coordenadora da Central de Intérprete de Libras, a capacitação é essencial para garantir que a comunicação seja precisa, clara e eficiente. “O Governo de Alagoas está fazendo esse investimento na formação dos tradutores e intérpretes de Libras. Oferecendo uma oportunidade de aperfeiçoamento para que nós enquanto profissionais estejamos sempre atualizados e preparados para lidar com as mais diversas situações”, disse a tradutora e intérprete de Libras.
A participação na capacitação é gratuita, mas é necessário inscrever-se com antecedência. Os interessados devem realizar a inscrição através do site da Secdef ou no link disponível na biografia do instagram da secretaria. As inscrições estarão abertas a partir de desta sexta-feira (13) até a próxima quarta-feira (18). As vagas são limitadas. Para conferir a programação completa só clicar aqui.
Agência Alagoas