×

Brasil/Mundo

AL Previdência investe em inovação e trabalho de combate a fraudes

Este será o ano de consolidação do AL Previdência como novo modelo previdenciário dos servidores públicos de Alagoas. É essa a expectativa do presidente da autarquia, Marcello Lourenço, que atribui esse avanço à reorganização e modernização do sistema, além do trabalho sistemático de combate às fraudes.

Atualmente, o AL Previdência é formado por três tipos de fundos, o previdenciário capitalizado, que diz respeito aos servidores admitidos pelo estado a partir de janeiro de 2007; o fundo militar, que cobre todos os militares sem exceção e o fundo financeiro, que atende aos servidores nativos e inativos que entraram no serviço público até dezembro de 2006.

É meta da AL Previdência, segundo Marcello Lourenço, contemplar os outros poderes – Legislativo e Judiciário – para que o sistema passe a ser um só para todos os servidores estaduais nas três esferas de poder. As negociações já estão bastante avançadas. Já foram firmados protocolos de intenções que abrangem o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Assembleia Legislativa. “Acreditamos que até o final desse ano, todos os convênios já estarão devidamente assinados”.

Ele destaca ainda que com a organização do sistema, os servidores que estão trabalhando hoje e os que ingressarem no serviço público alagoano estão com suas aposentadorias asseguradas. “As contribuições, tanto de segurados – 11% , como patronal – também 11%, e que vão para o Fundo Previdenciário, são investidas no mercado financeiro, que garante a rentabilidade para custear esses valores”, diz.