O documento é composto por reivindicações de ordem econômica financeira
O governador Teotonio Vilela Filho e o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, reuniram-se com representantes da Federação das Associações Comerciais do Estado do Alagoas (Federalagoas) nesta terça-feira (05), para discutir reivindicações do setor contidas na Carta Maceió. A carta foi elaborada após o seminário Alagoas que Nós Convém, realizado nos dias 02 e 03 de maio, no município de Palmeira dos Índios.
“A integração entre o Governo e as associações representa a preocupação do Estado em desenvolver a pequena iniciativa, que é responsável pela geração de emprego e renda em Alagoas. Iremos nos debruçar sob cada uma dessas reivindicações para definir quais necessidades do setor poderão ser atendidas”, afirmou o governador Teotonio Vilela Filho.
No encontro, Teotonio ressaltou a necessidade de apoiar a pequena iniciativa, tendo em vista a importância do setor para Alagoas – especialmente na geração de emprego e renda. O governador elogiou o trabalho unificado das associações que visa o fortalecimento dos micro e pequenos empresários por meio de incentivos e promoção de debates. “Acolho esta carta de solicitações com muito entusiasmo; tenham a certeza de que tudo será estudado com muito apreço. Somos apoiadores do pequeno negócio, estamos juntos para gerar crescimento econômico, empregos – atendendo a milhares de alagoanos”, afirmou o governador.
O presidente da Federalagoas, Geminiano Jurema, ressaltou as ações realizadas pelo governo para o desenvolvimento do setor. Durante a reunião, o presidente leu a Carta Maceió, que apresenta mais de 15 reivindicações para o desenvolvimento dos micro e pequenos negócios.
Segundo Jurema, no documento constam reivindicações imediatas de natureza econômica financeira, nos quais abordam temas como limite de isenção, viabilização de menor carga tributária, viabilização de compras governamentais nas micro e pequenas empresas, entre outras. A carta também defende a participação ativa do pequeno negócio nas tratativas do Estado nas questões referentes ao setor. “As micro e pequenas empresas são a coluna dorsal da nossa economia e o braço fundamental para a geração de empregos”, acrescentou o presidente.
O secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, frisou 10 ações que estão sendo desenvolvidas pelo Estado para o fortalecimento do pequeno negócio. Entre elas, merecem destaque as compras governamentais voltadas para os Micro e Pequenos Empreendedores (MEIs) e os convênios firmados junto ao Programa Empreender, da Federalagoas, e ao Movimento do Maceió Competitivo (MAC), no intuito de promover capacitações para o desenvolvimento da pequena iniciativa.
O governador Teotonio Vilela Filho e o secretário Luiz Otavio irão se reunir com as equipes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Secretaria de Estaod do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) para analisar as propostas da Carta Maceió. Um próximo seminário Alagoas que nos Convém será realizado em outubro deste ano.
