×

Alagoas

AL: Estragos na rede elétrica são contabilizados

Enchentes danficaram rede elétrica em dez municípios alagoanos

Os estragos causados pelas enchentes na rede de energia elétrica em São José da Laje, Santana do Mundaú, União dos Palmares, Branquinha, Murici, Campestre, Jacuípe, Porto Calvo, Matriz do Camaragibe e Quebrangulo estão sendo contabilizados com objetivo de reparar todos os danos nos municípios mais afetados pela tragédia.

“Precisamos fazer um levantamento para a recuperação de todo o sistema elétrico dos municípios consorciados atingidos pelas enchentes, em seguida, normalizar e reconstruir o que foi danificado”, explicou o prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, que também ocupa a presidência do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Iluminação Pública (Cigip).

De acordo com o superintendente do Cigip, Edmundo Catunda, os técnicos ainda não conseguiram fazer o diagnóstico completo dos estragos. “Não temos como precisar a quantidade de postes e toda rede elétrica danificada. O levantamento minucioso será feito por etapa, conforme cada visita, e com o apoio do gerente local será restabelecida a energia”.

Segundo a assessoria do Cigip, o presidente do consórcio intermunicipal já solicitou à Eletrobras Distribuição Alagoas a viabilidade de doação de eletrodoméstico da linha branca para as pessoas atingidas. “Estamos trabalhando um cronograma entre o Cigip e a Eletrobras para atender os municípios e verificar a possibilidade de doação”, disse Marcelo Lima.

Marcelo Lima e Edmundo Catunda participaram de reunião com o secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado, Álvaro Machado, da comissão especial que agiliza o processo de reconstrução dos municípios.