×

Negócios/Economia

AL é destaque em desburocratização de registro empresarial

José Lages, presidente da Juceal

Alagoas é destaque no avanço da desburocratização do registro empresarial com ótimos resultados na implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no Estado.

A informação foi dada pelo presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), José Lages Junior, durante apresentação na palestra no Corporate Registers Forum 2014 (CRF), no Fórum Internacional do Registro, que está sendo realizado no Rio de Janeiro.

O gestor alagoano participou da sessão “Relatório sobre a experiência recente de três Juntas Comerciais do Brasil” ao lado dos órgãos de registro do Paraná e de Minas Gerais.
Explanando os propósitos, as tecnologias desenvolvidas e a estratégia de gestão, o gestor destacou os cinco estágios da implantação da Redesim em Alagoas. Sensibilização dos órgãos e municípios quanto à rede integradora; simplificação dos processos e documentos para registro; treinamento de equipe do subcomitê; operacionalização do sistema; e manutenção e melhorias da rede foram as chaves para o avanço da ação da Juceal.

“A Redesim é uma realidade, e não só em Alagoas. A Junta Comercial tem papel de órgão integrador. Assim, nada mais justo que integrarmos os órgãos necessários para o registro e legalização, já que é na Junta onde realmente nasce a empresa”, ressaltou José Lages, tratando sobre a integração das entidades ao Portal Facilita Alagoas.

“Com o portal, viabilizado graças ao desenvolvimento da Redesim, houve uma padronização dos procedimentos, o que facilita também a abertura de empresas. Consta-se um crescimento de 30% de constituição empresarial, desde a implementação do sistema. Além de que o tempo hábil para registro de uma empresa de baixo risco, hoje, é de apenas dois dias úteis”, complementa.