×

Alagoas

AL conta com mais três Núcleos de Vigilância em Saúde do Trabalhador


A saúde do trabalhador está entre as ações prioritárias da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que tem ampliado os Núcleos Regionais de Vigilância em Saúde do Trabalhador. E, dentro dessa política, duas unidades foram implantadas, contemplando os municípios de União dos Palmares e Matriz do Camaragibe. Em abril, o município de Penedo também passará a contar com um serviço, beneficiando as cidades do Baixo São Francisco.

Responsáveis pela implementação das políticas nacional e estadual de saúde do trabalhador, os Núcleos Regionais são responsáveis pelo treinamento dos profissionais de saúde, segundo evidencia a assessora técnica do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Graça Cajueiro.

Ainda de acordo com ela, é atribuição dos Núcleos Regionais monitorar como a política está sendo viabilizada nos municípios e identificar as situações de risco que os trabalhadores estão expostos em seus ambientes e processos de trabalho.

No ano passado, foi implantado o Núcleo Regional de Vigilância em Saúde do Trabalhador em Matriz do Camaragibe, que atenderá aos municípios da II Região de Saúde, formada por Jacuípe, Maragogi, Passo do Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, São Luís do Quitunde e Japaratinga. Na semana passada, técnicos do Cerest estiveram em União dos Palmares capacitando os profissionais que atuarão na área de saúde do trabalhador. O município atenderá a II Região de Saúde, formada por Branquinha, Campestre, Colônia de Leopoldina, Ibateguara, Joaquim Gomes, Jundiá, Murici, Novo Lino, São José da Laje e Santana do Mundaú.

Penedo

No próximo mês, segundo a assessora técnica do Cerest, será instalado o Núcleo Regional de Vigilância em Saúde do Trabalhador de Penedo, beneficiando os municípios da VI Região de Saúde. Com isso, serão atendidos os municípios de Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e São Brás.

De acordo com Graça Cajueiro, esses núcleos são importantes para verificar como anda a saúde do trabalhador, quais os problemas que mais o afetam durante a sua jornada de trabalho, os cuidados adotados em relação a sua segurança, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

“Com isso, adotamos as medidas cabíveis para impedir que a atividade profissional venha a causar acidentes e outros problemas à saúde do profissional”, salientou.

Além dos Núcleos Regionais de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Alagoas possui quatro Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, sendo o estadual, um em Maceió, que atende as I, IV 4ª e V Regiões de Saúde; o de Arapiraca, que atende as VII e VIII Regiões de Saúde o de Santana do Ipanema, que atende às IX e X Regiões de Saúde.