×

Negócios/Economia

AL: Beneficiários do Bolsa Família têm até 13 de dezembro para atualizar cadastro

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulgou, nesta terça-feira (29), o prazo final para o recadastramento das famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família, que estão há mais de dois anos sem atualizar sua inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais.

As famílias que ainda não realizaram seu recadastramento receberam uma notificação do MDS, diante da urgência da atualização de seus dados, e terão até o dia 13 de dezembro deste ano para efetuar o recadastramento. Os responsáveis devem levar o seu CPF ou o título de eleitor juntamente com o comprovante de residência e as informações das crianças que estão na escola. A renovação cadastral deve ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), ou na Coordenação do Bolsa Família de seu Município.

De acordo com a coordenadora do programa Bolsa Família do Estado de Alagoas, Maria José Cardoso, é preciso que ocorra o recadastramento não só para a atualização das informações, mas também para que o valor do benefício seja reajustado. “Só em Alagoas são 33.785 famílias ainda estão sem atualizar suas informações e por isso podem inclusive perder o reajuste de seus benefícios”, explicou.

Em Alagoas, são pelo menos 438 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. Neste ano, cerca de 47 mil encontravam-se com seus dados desatualizados há mais de dois anos. Mesmo com os incentivos dos municípios para a realização da revisão cadastral, apenas 30% realizaram a atualização do cadastro.

O responsável familiar que não comparecer ao Cras ou à coordenação do Bolsa Família de seu município para atualização dos dados castrais até o dia 13 de dezembro de 2013 terá seu benefício bloqueado automaticamente a partir de janeiro de 2014.