×

Penedo

Ajustes garantem realização da “Festa 51” em Penedo

Trio elétrico ficará posicionado entre a antiga Brasnorte e o cais da orla ribeirinha

Fãs das bandas Magnatas do Forró e Paparazzo podem comemorar. Estão garantidos os shows das duas atrações que se apresentam em Penedo na noite desta sexta-feira, 17, durante a “Festa 51”. O evento estava sob risco de cancelamento por conta da ausência de medidas necessárias para a realização de festejos com grande concentração de pessoas, ajustes acertados durante reunião realizada na sede do Ministério Público Estadual (MPE) nesta quinta-feira, 16.

Uma das providências tomadas foi a mudança do local dos shows, com as bandas se apresentando em cima de um trio elétrico. O veículo que ficaria posicionado ao lado da Praça Santa Cruz será estacionado entre a antiga revenda da Wolksvagen e o cais da orla ribeirinha, posicionamento que deve reduzir a poluição sonora para moradores do local, motivo de queixa encaminhada ao MPE e que gerou a primeira reunião sobre o evento, notícia divulgada com exclusividade pelo portal de notícias aquiacontece.com.br.

Volume do som do trio não poderá ultrapassar 100 decibéis

Como o novo local do evento também fica nas imediações da Praça Santa Cruz, o volume de som do trio elétrico não poderá ultrapassar 100 decibéis, limite que consta no acordo firmado hoje entre os organizadores da “Festa 51” e o MPE, conforme informou o promotor de justiça José Carlos Castro. Outra medida adotada trata da duração dos shows, com horário de início previsto para as 21h30 e término na madrugada (1h30). A venda de bebidas em garrafas de vidro em bares e similares está proibida, assim como o uso de copos de vidro e a comercialização de churrasquinhos em espetos de pau, instrumento que pode servir como arma em meio à uma briga, por exemplo.

A fiscalização das normas acordadas ficará a cargo da Polícia Militar e da prefeitura, segundo o promotor José Carlos Castro. Ainda sobre questões relacionadas à segurança, um dos pontos indispensáveis para a realização de qualquer evento público e que poderia levar ao cancelamento da “Festa 51” por conta do baixo efetivo disponível no 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o Comando do Policiamento do Interior (CPI) garantiu o reforço policial necessário, com o deslocamento de mais 35 militares para Penedo. Outro ponto ajustado foi a obrigatoriedade de colocação de banheiros químicos para atender ao público, com seis ‘kits’ a serem instalados por parte dos promotores da festa.

Medidas adotadas vão gerar um TAC em 2011

As medidas adotadas para a realização da “Festa 51” em Penedo servirão como ponto de partida para a normatização definitiva de eventos públicos e particulares em Penedo, conforme informou o representante do MPE. “Nós iniciamos as negociações para a elaboração de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que será concluído em 2011”, disse José Carlos Castro, às vésperas do recesso de final do ano, com retorno das atividades no início de fevereiro.

Apesar do merecido descanso, os entendimentos para a confecção do TAC foram iniciados, aproveitando inclusive o planejamento para a Festa de Bom Jesus dos Navegantes em Penedo, a maior celebração religiosa da região do Baixo São Francisco, realizada anualmente no segundo domingo de janeiro. Os festejos com programação ‘profana’ ainda não divulgada, mas já assegurado em sua parte religiosa – romaria que atrai milhares de fiéis – estão sendo discutidos entre as entidades diretamente envolvidas no evento (prefeitura, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros).