De todos os pássaros do nosso planeta, um, prende a minha atenção e se destaca, sem contudo, ferir o valor dos outros É a águia.
A águia tem fortes características : determinação, perseverança e humildade, além de ser uma excelente educadora! Quando voa,, quer atingir o infinito. Quando deseja obter sucesso em suas investidas, na luta pela sobrevivência, não desiste. Quando ensina seus filhotes os primeiros ensaios para aprenderem a voar, os impulsiona para o alto, abre as asas e fica pairando sob os mesmos, para ampará-los , caso haja risco de quedas, as quais, às vezes são inevitáveis no decolar de uma busca…
Educar implica em direcionar sem atrofiar o educando. Orienta o caminho e retrocede. Mas fica de longe observando a caminhada daquele que inicia os primeiro passos ou o primeiro vôo… Foi assim que fez a mãe de Moisés. Colocou-o no rio e ficou de longe, acompanhando com o olhar e com o coração, o filhinho deslizando sobre o rio, em busca da felicidade. Ela sabia o que estava fazendo. Era uma verdadeira águia.
E é, quando chega a velhice e suas garras e seu bico se curvam, impedindo-a de se alimentar, por não poder agarrar a presa, que a águia, enfraquecida, voa para as montanhas mais altas e distantes e lá, na solidão dos seus dias, bate as unhas e o bico nas duras rochas, até sangrarem . As garras caem, o bico se renova!
Revestida de nova força , a águia deixa a sua reclusão e ligeira, vai juntar-se às suas companheiras , e recomeça mais uma etapa em sua vida. Vive mais trinta anos! A dor gerou vida e novas prespectivas.
Algumas águias menos fortes, se deixam abater. Não têm a determinação, nem a presença de espírito para se recolherem e se renovarem. Morrem de fome. Mas é uma minoria.
Assim somos nós, seres humanos: nascemos para voar alto. Nascemos para sermos águias! Mas, quantas vezes, nem tentamos bater as asas. Imagine voar! As veredas da vida nos impedem e vamos ficando por aqui mesmo, sem desejar voar pelo infinito.
Mas o momento da dor também passa. Podemos recomeçar o nosso vôo até conseguirmos atingir os objetivos do Objetivo Geral de Deus.
Ser águia é ter a certeza de que podemos superar todos os obstáculos.
Ser águia, é não desistir jamais.