
Santa Luzia - Foto: Assessoria
A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), intensificou a fiscalização sobre as obras da concessionária Águas do Sertão (CONASA). A partir de agora, a empresa está proibida de realizar novas escavações para obras de troca de tubulação – que fazem parte do plano de modernização da rede de abastecimento – sem que antes corrija completamente as falhas encontradas nas recomposições dos trechos já abertos.
A medida foi tomada após diversas notificações emitidas pela SEINFRA, com base em vistorias técnicas realizadas em vias como a Avenida Getúlio Vargas, Rua Santa Fernanda, Rua Duque de Caxias, Largo de Fátima, Rua da Aliança Liberal e João Ramalho. Em todos os pontos vistoriados, os técnicos da Prefeitura constataram serviços de baixa qualidade, como: Falta de espaçamento e alinhamento correto entre os paralelepípedos; pedras desniveladas após aplicação de placa vibratória; rejunte cobrindo totalmente as pedras; falta de sinalização e isolamento adequado; resíduos da obra não removidos; recalques no asfalto e atrasos na recomposição.
Em uma das notificações, a Prefeitura determinou oficialmente a paralisação imediata de novas escavações para troca de tubulação em diversas vias até que os reparos anteriores sejam devidamente executados dentro dos padrões exigidos
É importante destacar que os serviços emergenciais, como os de correção de vazamentos e manutenções pontuais, podem continuar sendo realizados pela Águas do Sertão (CONASA), por se tratarem de ações essenciais para garantir o fornecimento de água. No entanto, também nesses casos, a recomposição do calçamento deve ser feita de forma correta e dentro do prazo adequado, sob pena de novas notificações e responsabilizações.
Secom – PMP