Dos 34 municípios atendidos pela concessionária Águas do Sertão nas regiões Leste, Agreste e Sertão de Alagoas, 27 já contam com 100% de seus imóveis atualizados com modernos hidrômetros certificados pelo Inmetro. Após instalar mais de 100 mil equipamentos, as equipes seguem em campo ao longo dos próximos meses visitando todos os clientes para concluir a substituição nos demais municípios.
“A atualização dos hidrômetros é o passo fundamental para que se possa estimar o real consumo da água em todo o sistema e planejar futuras ações, além de desenvolver uma cultura de consumo consciente”, explica Antonio Hercules Neto, diretor da Águas do Sertão. “Assim como qualquer equipamento doméstico, o hidrômetro tem vida útil. A recomendação do Inmetro é que a troca seja feita entre cinco anos a sete anos dependendo do modelo e de seu uso, pois, após esse prazo, sua capacidade de medir a vazão de água é drasticamente afetada. Com as atualizações, a Idade média do parque de hidrômetros caiu de 13,6 anos para 2,5 anos.
Apesar de sua importância, muita desinformação ainda persiste sobre o equipamento. A Águas do Sertão esclarece algumas das dúvidas mais comuns recebidas por seu canal de atendimento, o 0800 000 2122:
Serei cobrado pela troca do hidrômetro?
Não, a substituição dos hidrômetros não é cobrada dos clientes. Isso faz parte dos investimentos da concessionária.
Desde que trocaram o hidrômetro, minha conta aumentou. Por quê?
É importante esclarecer que os hidrômetros não têm a capacidade de “aumentar” a conta de água. O que eles fazem é medir de forma mais precisa o quanto de água é consumido por residência. Nos casos em que há um aumento percebido na conta de água após a instalação de um novo hidrômetro, isso geralmente se deve ao fato de o equipamento anterior estar descalibrado e não registrar o consumo de forma correta, o que levava a cobranças menores do que o consumo real.
Mas como eu posso saber se meu hidrômetro funciona direito?
O próprio cliente pode acompanhar o processo e ter certeza de que a aferição está correta por meio de testes simples como fechar todas as torneiras da casa e observar a movimentação dos números pretos no visor do hidrômetro ou encher um balde de 10 litros e ver se o consumo indicado no hidrômetro é compatível.
Caso algum funcionamento anormal seja observado ou haja um aumento excessivo da fatura, nossas equipes de atendimento estão à disposição para analisar individualmente e encaminhar para revisão o caso de cada cliente. Basta entrar em contato pelo 0800 000 2122 (24 horas, com chamada de voz e WhatsApp), pelo chat do site www.aguasdosertao.com, ou visitar pessoalmente (inclusive no horário de almoço) uma de nossas lojas físicas presentes nos 34 municípios atendidos pela concessionária (consulte os endereços em www.aguasdosertao.com).
O contador do meu hidrômetro fica rodando mesmo sem o uso de água. O que fazer?
Esse sinal requer atenção, pois é um forte indício de que há um vazamento visível ou oculto causando desperdício de água. Nesses casos, a orientação é fechar imediatamente o registro de água principal do imóvel para evitar maiores danos e entrar em contato com um profissional habilitado para identificar e reparar o vazamento.
Por que meu hidrômetro foi substituído sem minha autorização?
Conforme estabelecido no contrato de concessão, as concessionárias de saneamento e água têm o direito de acessar a propriedade do cliente para manutenção, leitura e substituição de hidrômetros, desde que estejam em conformidade com as regulamentações locais. Isso inclui a instalação de novos hidrômetros. Não é necessário obter uma autorização explícita do cliente para a troca ou instalação de um hidrômetro, já que isto faz parte das condições de serviço acordadas quando o cliente inicia o fornecimento de água com a companhia.
E se eu não deixar?
Em situações em que o acesso à propriedade para instalação do hidrômetro é dificultado ou recusado pelo proprietário, a concessionária precisará tomar medidas legais ou regulatórias para garantir a instalação de acordo com as normas de saneamento e saúde pública vigentes. Esses procedimentos também estão cobertos pelo contrato de concessão com o governo do estado.
Por que tiveram que mexer na minha calçada?
A Águas do Sertão esclarece que o remanejamento dos cavaletes de hidrômetros para a área externa de alguns imóveis é um procedimento necessário para o acesso do leiturista, sendo executado de acordo com as especificações previstas no contrato de concessão.
As possíveis variações de posicionamento dos equipamentos ocorrem em função das condições encontradas em campo, mas sempre obedecem como princípio a acessibilidade e a segurança das calçadas, com a maior proximidade possível dos muros.
Danificaram (ou roubaram) o meu hidrômetro. O que posso fazer?
Em caso de furto ou danos causados por ações de terceiros ao hidrômetro, o cliente deve registrar um boletim de ocorrência junto às autoridades policiais e entrar em contato conosco para solicitar a substituição do equipamento, a qual será realizada sem qualquer custo adicional.