Penedo foi o primeiro município da região do Baixo São Francisco alagoano a receber a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), operação que conta com a participação de técnicos de 13 diferentes órgãos ligados ao Meio Ambiente, além de policiais militares e a Marinha.
Na segunda-feira, 19, os técnicos que participam da fiscalização preventiva visitaram alguns estabelecimentos públicos e particulares de Penedo, punindo com autuações e aplicações de multas aqueles que na visão dos fiscais responsáveis apresentavam irregularidades.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) foi uma das entidades inspecionadas pelos técnicos. Ao término do primeiro dia da operação foi elaborado um balanço da fiscalização. O documentou apontou que a inspeção constatou que “na autarquia municipal não acontecia o tratamento adequado dos efluentes e a captação de água no Rio São Francisco era feita de maneira inadequada, pois a unidade de captação encontrava-se localizada próximo a esgotos, bares e restaurantes e ao lado de embarcações”.
Para esclarecer, o diretor do SAAE-Penedo concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira, 21, ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br). Inicialmente, Jorge Alves falou sobre alguns procedimentos de praxe da autarquia municipal e discordou de alguns pontos expostos pelos fiscais como irregulares.
Unidade de captação foi construída em 1979
Os problemas apontados pelos técnicos dizem respeito a unidade de captação de água que fica localizada na Rocheira, no bairro de Santo Antônio. De acordo com Jorge Alves, o projeto de captação de água do Rio São Francisco foi criado em 1979, pela Fundação SESP e com o aval do Ministério da Saúde, aprovação do Ministério da Marinha e do Patrimônio da União.
“O projeto teve autorização dos órgãos competentes para ser instalado naquele local. Além disso, não há problema porque a captação de água é feita por um emissário submarino com 15 metros de distância da margem do rio e 94 cm de profundidade. No prédio da Rocheira ficam apenas as bombas”, explicou Jorge Alves.
Ainda segundo o diretor da autarquia municipal, após a instalação da unidade de captação de água foi que começaram a aparecer bares, restaurantes e até mesmo os esgotos que ficam naquela região. “Em virtude da expansão urbana, o que é necessário, pois toda cidade precisa crescer, foram concedidas autorizações para que estabelecimentos comerciais fossem criados próximo a unidade. O esgoto a que eles (fiscais) se referem não existia, se ele foi feito foi porque deram autorização. Então nada disso é responsabilidade do SAAE”, observou.
“Água de Penedo é a melhor do Nordeste”
Jorge Alves disse também que, comprovadamente, a forma como a água vem sendo captada não oferece risco nenhum aos consumidores. “Não houve infração, notificação e nem aplicação de multa, absolutamente nada. O que eu posso dizer aos penedenses é que eles continuem consumindo a melhor água do Nordeste, e possivelmente, uma das melhores do Brasil, tanto que em qualidade de água, eles nada se pronunciaram. O povo de Penedo pode ficar tranquilo que vai continuar utilizando uma água de primeira qualidade”, finalizou Jorge Alves.