Município de Água Branca foi fundada em 1770 e pertencia ao município de Piranhas (foto), se emancipando em 1875
Alagoas é reconhecido nacionalmente por suas belas praias. Mas os encantos naturais do Estado não se limitam ao sol e mar. No sertão, por exemplo, além de encontrar um clima diferente – em alguns locais a temperatura cai tanto que proporciona a realização de festivais de inverno – é possível se encantar com a arquitetura colonial e barroca, serras, cachoeiras e riachos.
Um dos exemplos é Água Branca, cidade histórica localizada há 304 quilômetros da capital. Foi fundada em 1770 e pertencia ao município de Piranhas, se emancipando em 1875, mas mantendo o título de vila.
Somente em 1919, foi reconhecida de fato como cidade. A origem do nome é devido ao conjunto de fontes naturais de águas límpidas na região.
Centro Histórico
Igrejas e casarios nos estilos colonial e barroco compõem o centro histórico, formado pelas praças Nossa Senhora do Rosário, Matriz e Fernandes Lima. Um das construções em destaque é a residência do Barão de Água Branca, o Capitão-Mor Joaquim Antônio de Siqueira Torres. A primeira construção, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, apresenta características do século 18, mantendo a fachada com frontão triangular, telhado a beira-seveira. Na parte interna destaca-se um arco cruzeiro com capitéis (extremidade superior de uma coluna) elegantes, chave em ogiva e altares laterais com detalhes em madeira ao seu redor. Já a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição – um dos cartões postais da cidade – foi construída em 1871 pelo Barão de Água Branca.
Os atrativos foram revitalizados em 2013, para atender as necessidades da edição passada do Festival de Inverno. Medidas simples como a pintura dos casarões do centro histórico, placas de sinalização turística e outros reparos adicionais na cidade foram realizados para facilitar e encantar turistas.
Festival de Inverno
Marcado para os dias 1, 2 e 3 de agosto, o 11º Festival de Inverno de Água Branca promete agitar a cidade. Serão três noites de shows musicais e dias inteiros para que os visitantes possam conhecer e desfrutar das maravilhas da região serrana em pleno sertão. Durante o evento, será realizada ainda a segunda edição da Feira do Artesanato Água-branquense. Serão expostas peças em barro, porcelana fria, couro, madeira, palha e bordados, produtos típicos do município.
A gastronomia local é composta pelas comidas típicas da Região Nordeste. Devido aos engenhos localizados na cidade, as iguarias comuns de Água Branca são os derivados da cana-de-açúcar, como a rapadura, doce feito do melaço, o mel de engenho e a cachaça. Água Branca tem tudo para deixar doces lembranças nos seus visitantes.
