Capacitação para produção de sabonetes começa nesta segunda e vai até sexta
Um grupo de agricultores familiares da comunidade Lagoa da Canafístula, na zona rural de Palmeira dos Índios, região Agreste de Alagoas, será capacitado esta semana em fabricação de sabonetes artesanais. O objetivo é promover a geração de renda por meio do aproveitamento de materiais típicos da região, como plantas e ervas nativas.
São cerca de 15 pessoas, a maioria mulheres, que apresentaram a demanda pela capacitação aos técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A capacitação começa nesta segunda-feira (24) e segue até a próxima sexta-feira (28). “Após a realização dos cursos, serão formados grupos para produção e comercialização dos produtos”, destacou a extensionista da Seagri e nutricionista Arenilda Calixto Beserra que, junto com agrônomos, técnicos e assistentes socais, presta orientação aos agricultores.
Fibra da bananeira
Também nesta segunda-feira (24) terá início um curso para aproveitamento da fibra da bananeira, para indígenas da Aldeia Coité, de Palmeira dos Índios. A intenção é capacitar o grupo para produção de peças artesanais. “Essa comunidade tem como principal atividade a fruticultura, e uma das frutas mais comuns é a banana, por isso surgiu a necessidade de se aproveitar melhor a fibra”, lembrou a extensionista da Seagri.
“O serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural se completa quando investimos na capacitação dos profissionais e também dos produtores, numa metodologia participativa, que valoriza a vocação local, os produtos e atividades típicas de cada região, tudo isso com a intenção de melhoria da produção agrícola e das condições de vida dessas famílias”, esclareceu a superintendente de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural da Seagri, Rita de Cássia.
Capacitação de técnicos
A partir desta segunda-feira (24), um grupo de 20 extensionistas da Seagri será capacitado em manejo de citrus. O treinamento segue até esta quarta-feira (26). De acordo com a superintendente Rita de Cássia, a capacitação dos técnicos vai resultar na qualificação do atendimento prestado aos agricultores familiares.
Nos dois primeiros dias, a parte teórica da capacitação será realizada na Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), no bairro de Mangabeiras, em Maceió, das 8h às 18h. No dia 26, das 8h às 14h, haverá uma prática de campo, na zona rural de União dos Palmares, numa propriedade onde há produção de laranja lima.
