×

Alagoas

Agricultores familiares são capacitados em inseminação artificial

Criado José Paulo é um dos capacitados que pretende melhorar qualidade genética de seu rebanho

Já estão sendo capacitados em inseminação artificial onze agricultores familiares da região da Bacia Leiteira. A capacitação faz parte das ações do Programa Alagoas Mais Leite e está sendo realizada no Parque de Exposições Mair Amaral, onde ocorre, até este domingo (12), a 33ª Expobatalha.

Segundo o médico veterinário Rogério Madeiro, instrutor da capacitação, o treinamento é realizado uma vez por mês e atende agricultores e pequenos criadores da região que têm interesse em melhorar a genética do próprio rebanho ou fazer a inseminação nas propriedades da região onde moram e, assim, ganhar algum dinheiro.

É o caso do criador José Paulo Costa, da comunidade Logrador, na zona rural de Jacaré dos Homens. “Eu tenho seis vacas de leite e quero aprender a fazer a inseminação pra ter animais melhores no futuro”, disse.

Ele também se mostrou animado com a inclusão da comunidade no Programa Alagoas Mais Leite, por meio do qual serão destinados um tanque de resfriamento de leite, botijão de nitrogênio para armazenamento de sêmen e assistência técnica específica.

Outro agricultor que participa da capacitação em inseminação artificial é João Paulo Silva, da comunidade Baixas, também em Jacaré dos Homens. Segundo ele, ninguém na comunidade sabe fazer a inseminação artificial. “Quero aprender pra ajudar os criadores de lá”, afirmou.

O Programa Alagoas Mais Leite é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e tem quatro linhas principais de atuação: melhoria da genética dos animais; nutrição animal, com incentivo ao cultivo do sorgo e da palma forrageira; melhoria da qualidade do leite; e gestão da propriedade.