Os agricultores familiares do município alagoano de Piaçabuçu, que fica a poucos quilômetros da foz do Rio São Francisco, quando procuram a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca para obter algum tipo de atendimento, voltam de lá com mudas de plantas frutíferas ou árvores nativas da região.
A iniciativa é coordenada pelo secretário municipal, Joaquim Eugênio, que desde o ano passado realiza o trabalho de multiplicação das mudas e as distribui para os agricultores. “É mais para estimular os agricultores a fazerem a diversificação produtiva, inserindo árvores frutíferas, e a preservarem algumas espécies nativas”, explicou.
A produção de mudas ainda é pequena, mas consegue atender com até 100 unidades cada produtor que procura a Secretaria. Entre as espécies distribuídas, estão: sabiá, mangaba, cambuí, seriguela, acerola, mastruz, ipê, bugio, massaranduba e figo. O contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Piaçabuçu pode ser feito pelo telefone (82) 3551-3511.
Coqueiros – Na região de Piaçabuçu, o cenário é dominado pelos coqueiros gigantes, a variedade mais plantada em Alagoas. Como as árvores estão enfrentando pragas e doenças, um contrato de cooperação será firmado entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), e a Embrapa Tabuleiros Costeiros, que fará a transferência de tecnologia.
Na prática, a parceria entre as entidades já começou, e nesta quinta-feira (24) foi realizado um encontro com os produtores da região, que fizeram um diagnóstico dos principais problemas dos coqueirais.