Irrigantes do Boacica elegeram membros dos conselhos fiscal e administrativo do DIB
Os agricultores com lotes situados dentro do Perímetro Público de Irrigação do Boacica, situado em Igreja Nova, elegeram durante assembleia realizada na última quarta-feira, 24, os membros do conselho fiscal e do conselho de administração do Distrito de Irrigação do Perímetro de Boacica (DIB), instituição que representa os irrigantes.
Mandados de dois anos
Os nove membros do conselho administrativo e os cinco do conselho fiscal terão mandato de dois anos e serão os representantes dos agricultores diante da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), responsável pela implantação e manutenção do perímetro público de irrigação construído acerca de 25 anos pelo governo federal para cultivo de arroz na região ribeirinha, local onde aproximadamente 600 famílias residem.
Já o DIB foi instituído há 12 anos para propiciar a participação direta dos irrigantes na gestão do perímetro, com recolhimento de contribuição por cada beneficiado com lote na área, taxa referente ao uso da água dos canais de irrigação construídos pela Codevasf. A inadimplência dos agricultores gerou um débito que até meados do ano passado era de R$ 800 mil, conforme declarou o então gerente do DIB, Germano Vieira, durante entrevista à Rádio Penedo (confira link com notícia relacionada).
Na oportunidade, Germano Vieira convocou os irrigantes a quitar a dívida de forma parcelada. Segundo o chefe da Unidade de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf em Alagoas, Paulo Fraga, os recursos provenientes da taxa de água renderam aproximadamente R$ 300 mil ao final de 2010.
Conta de energia
Apesar disso, as quebras constantes nos equipamentos que controlam o bombeamento da água para irrigar os lotes é motivo de queixa entre os irrigantes que também devem se preparar para começar a pagar pelo consumo de energia elétrica dentro do distrito, custo que a Chesf não deve mais bancar. A conta que ainda é paga pela Codevasf ultrapassa a soma de mais de um milhão de reais por ano, ‘impagável’ para as condições atuais do DIB.
Essas algumas das situações que os novos conselheiros e irrigantes terão que administrar, juntamente com a nova divisão do território. Segundo o material divulgado pela assessoria da 5ª Superintendência Regional da Codevasf, que tem sede em Penedo, para dar maior representatividade no conselho de administração, o perímetro foi dividido em nove áreas.
Nomes dos conselheiros
Cada uma dessas áreas elegeu seu representante e suplente para composição dos nove membros do conselho. Foram eleitos como titulares os irrigantes Antônio Messias, Antônio Santos, Alfredo dos Santos, José Alves, José Edilson Silva, José Renaldo Santos, Lucivaldo Lázaro, Manoel Roque e Roberto Vieira. Na assembleia geral, os irrigantes homologaram todos os nomes escolhidos. A Codevasf possui um representante no conselho do distrito, o assistente técnico Paulo Fraga.
Para o conselho fiscal, biênio 2011/2013, foram eleitos os irrigantes José Humberto, Júnior Félix, Rondineli dos Santos, Edine Ribeiro e José Aldo. O irrigante Miraci da Silva ficará como suplente do conselho fiscal, que tem como um das atribuições analisar a movimentação financeira do distrito.
Diversos convidados participaram da assembleia geral, que foi conduzida pelo irrigante Manuel Roque, atual coordenador geral do conselho de administração do DIB. Participaram o prefeito de Igreja Nova Neiwton Silva, o secretário de agricultura do município, José Luiz Salgueiro, o gerente substituto de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf em Alagoas, Cleudson Bernardino, que representou o superintendente regional Antônio Nélson de Azevedo, técnicos da Codevasf e da Embrapa, representantes do Banco do Nordeste e do sindicato dos trabalhadores rurais de Igreja Nova.
Para o prefeito de Igreja Nova, o Perímetro de Irrigação do Boacica fortalece a agricultura familiar e a economia da região. A partir de parceria da prefeitura com a Codevasf, ele pretende diversificar as culturas produzidas no perímetro com o objetivo de atender ao programa de merenda escolar do município.
