“Graças ao governo do Estado no ano passado conseguimos plantar, colher e melhorar a renda da nossa família. Com estas sementes, este ano, acreditamos que vamos aumentar ainda mais nossa produção e nestas ações o governo mostra que está trabalhando pelo agricultor familiar”, disse o agricultor Benício Silva, presidente do Assentamento Boa União, de Porto Calvo, que recebeu sementes na manhã desta quinta-feira (24).
Nesta sexta-feira (25), a entrega de sementes e farelo será em Batalha, na sede da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), onde funcionava a antiga Camila. A solenidade de entrega desta quinta-feira fez parte das ações do governo no litoral Norte e contou com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), José Marinho Júnior; o vice-governador, José Thomaz Nonô; prefeitos e secretários municipais da região, a presidente da Emater, Inês Pacheco, entre outros.
Foram mais de 26,5 mil quilos de sementes repassados para os municípios de São Luiz do Quitunde, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Matriz de Camaragibe, Jacuípe, Jundiá e Campestre.
O governador Teotonio Vilela destacou o papel da Seagri e o empenho de sua equipe. “Acredito em quem acredita na terra, em quem planta a semente e depois colhe o sustento de sua família. O secretário José Marinho e sua equipe trabalham dia e noite levando mais condições ao homem do campo, por meio de programas como o de Sementes, o Programa do Leite, o Mais Leite, levando sementes, alimentos, equipamentos e mais oportunidades ao agricultor alagoano”, destacou.
O Programa de Sementes, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, recebe recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e integra o Alagoas Tem Pressa.
De acordo José Marinho, este ano serão mais de um milhão de quilos de sementes de milho, sorgo, mamona, arroz, feijão e algodão distribuídos em todo o Estado.
“Cada ano que passa o programa ganha força e amplia a área beneficiada, uma prova de que o governador Teotonio Vilela e o vice, José Thomaz Nonô, estão debruçados no trabalho junto à agricultura familiar. Nós da Seagri temos orgulho do nosso papel enquanto criadores de oportunidades. Temos o dever de ajudar cada agricultor a melhorar de vida”, destacou Marinho.
O prefeito de Porto Calvo, Ormindo Uchoa, agradeceu o empenho do governo em ajudar no desenvolvimento local.