Vinte e oito famílias de agricultores de Piranhas, município do Baixo São Francisco alagoano, irão receber da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) kits do projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). A entrega dos kits acontece na sexta-feira, 02, às 10h, na comunidade Lages, distrito Piau em Piranhas. No local, haverá ainda uma unidade demonstrativa para conhecimento da tecnologia.
A tecnologia social do PAIS foi criada pelo Sebrae e os kits que serão entregues nesta sexta (02) foram adquiridos pela Codevasf com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar no Baixo São Francisco alagoano. A ideia é promover técnicas mais próximas da cultura tradicional natural, isenta de agrotóxicos, com aproveitamento integral de recursos e com a mínima dependência de insumos externos à propriedade rural.
O PAIS é uma tecnologia de baixo custo que possui como objetivo contribuir com o melhor uso do solo e da água na agricultura. A tecnologia possui um funcionamento bastante simples. Numa área central da propriedade rural é construído um galinheiro. Ao redor deste, circulando o galinheiro, é implantada uma horta, utilizada para alimentação da família e os restos não utilizados servem para alimentação dos animais. Na horta, também pode-se plantar milho, que servirá de reforço à ração das galinhas.
O kit é formado por um sistema de irrigação composto por uma bomba para captação de água de uma fonte já existente na propriedade. A água captada fica armazenada numa caixa de água de 5 mil litros e, por gravidade, através de mangueiras de irrigação, será transportada para irrigação das hortas do sistema PAIS utilizando o sistema de gotejamento e microaspersão.
Num ciclo integrado, ecológico e sustentável, a irrigação propicia a produção de hortaliças, que servem de alimento para a família e de ração para as galinhas, e que, por sua vez, servem de alimento para a família. Todas as sobras, sejam de hortaliças ou de outras culturas, como o milho, são reaproveitadas, fazendo girar o ciclo do PAIS e fortalecendo a agricultura familiar.
Para distribuição dos kits, o Sebrae e Prefeitura de Piranhas selecionaram as famílias que seriam beneficiadas a partir de critérios, como possuir alguma fonte de água na propriedade rural da família e ser pequeno produtor rural, entre outros. Em seguida, o Sebrae realizou o treinamento dessas famílias para implantação e utilização do kit PAIS.
Em todo a sua área de atuação, a Codevasf está implantando a tecnologia do PAIS em parceria com o Sebrae a partir da assinatura de um termo de cooperação técnica.
