Agricultores de vários municípios do Agreste e Sertão de Alagoas conferiram as mais de cem variedades de milho plantadas na fazenda Uruçu, durante dia de campo realizado na semana passada. A ação foi uma parceria da Mineração Vale Verde (MVV), Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e empresas agropecuárias.
O dia de campo contou com a participação de estudantes do curso de agronomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), técnicos agrícolas das Secretarias de Agricultura de Craíbas e Arapiraca, além de agricultores familiares que fazem parte do Programa do Agricultor Parceiro da MVV.
Durante o encontro, os técnicos da Seagri e das empresas envolvidas com as plantações mostraram aos participantes o resultado das dezenas de milhos híbridos cultivados na fazenda, desde o tipo de semente até a quantidade produzida por hectare. Para se ter uma ideia do potencial de produção na localidade, a média em Alagoas é de 11 sacos de 50kg por hectare, enquanto que na fazenda Uruçu a média é de 42 sacos. Esta diferença é alcançada a partir do uso de tecnologia na plantação, o que significa na prática a utilização de sementes de qualidade, produzidas por empresas da região.
“Estamos aprendendo muito com esta parceria”, declarou o diretor-presidente da Mineração Vale Verde, Carlos Bertoni, ao destacar que a intenção da empresa é contribuir para o fortalecimento da agricultura e a produção de alimentos na região. “Nós somos uma empresa de mineração e com os empregos que devem ser gerados, vamos precisar alimentar os trabalhadores e nada melhor que os alimentos sejam produzidos pelos agricultores daqui”, enfatizou Bertoni, acompanhado do gerente da MVV, Jorge Tachibana.
“O que me admira é este sentimento social, a preocupação com quem está no entorno da empresa. Acho que a MVV merece nosso aplauso por esta iniciativa”, ressaltou o secretário da Agricultura, Jorge Dantas, ao se referir ao fato da MVV ceder as terras da fazenda Uruçu para as pesquisas da Seagri com milho e com diversas outras variedade agrícolas, a exemplo de sorgo, girassol, mamona e gergelim.
“Nos orgulhamos muito em ter vocês aqui, fazendo este trabalho para o engradecimento das pessoas da região”, acrescentou o prefeito de Craíbas, Dinho Leite. Além dos mais de 200 agricultores, o dia de campo contou ainda com a presença de dirigentes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do prefeito de Coité do Nóia, Bueno Higino; do secretário de Agricultura de Arapiraca, Manoel Henrique; do secretário estadual de Articulação Política, Rogério Teófilo e do deputado estadual Ricardo Nezinho.