Trabalho de Renan Calheiros em Brasília foi enaltecido pelos produtores de laranja lima de Santana do Mundaú
Em reunião realizada neste domingo (07), na cidade de Santana do Mundaú, agricultores locais e de municípios vizinhos prestigiaram a iniciativa da Cooperativa dos produtores de laranja lima, em destacar o importante trabalho do senador Renan Calheiros (PMDB/AL) para o fortalecimento da economia local e o conseqüente avanço da qualidade de vida do homem do campo.
A cidade, localizada na Zona da Mata alagoana, é a campeã na produção de laranja lima do País, atingindo a marca de 100 milhões de frutos ao ano. O sucesso das laranjas de Santana deve-se à geografia e ao clima do lugar, resultando em uma fruta muito maior e mais adocicada, sendo comercializada para os estados de Pernambuco, Sergipe, Paraíba e Ceará.
Cerca de 200 pessoas lotaram o pátio da Escola Estadual de Educação Básica Manoel de Matos para debater novas ações para a resolução de entraves enfrentados pelos produtores da região, como o perdão das dívidas com o Banco do Nordeste e a melhoria da malha viária do município.
O presidente da cooperativa, Antônio Carlos Souza, ressaltou a união dos agricultores de Santana do Mundaú, em buscar alternativas para aumentar a produção, mas lembrou que nada disso seria possível sem o empenho do senador Renan que, juntamente com o presidente Lula, não tem medido esforços para alavancar a agricultura familiar.
Também presente ao debate, o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Elizeu Rêgo, revelou que está sempre em contato com o senador, a fim de discutir as maneiras práticas e assertivas para dirimir os entraves e acelerar os convênios necessários para o aperfeiçoamento da agricultura local. “Devemos agradecer por ter Renan como nosso representante no Senado Federal. Ele é o grande baluarte de todas as conquistas alcançadas até hoje no tocante à agricultura familiar”, enfatizou
Grande incentivador da expansão de produções familiares, Renan não escondeu sua satisfação em participar do evento e comprovar que sua representação parlamentar tem surtido efeito positivo, ajudando, na prática, a tornar o Brasil um país mais igualitário e citou que só em Santana do Mundaú são mais de 2 mil produtores que dependem da ajuda do Governo Federal para se livrar de débitos antigos e voltar a ter crédito para aumentar suas lavouras.
“No passado, já sensível a situação dos agricultores alagoanos e, em especial desta região, viabilizei recursos para o asfaltamento da rodovia que liga União dos Palmares a Santana do Mundaú. Desta forma, não poderia deixar de assumir mais uma reivindicação do povo santanense, me comprometendo a conversar com o superintendente do Incra, Gilberto Coutinho, para viabilizarmos os recursos para asfaltar as estradas vicinais deste município”, afirmou.
O senador lembrou ainda que é graças ao governo Lula que o País retomou sua vocação para o crescimento e o amplo desenvolvimento da economia interna ocorreu devido à unificação de programas sociais, entre os quais o Bolsa Família do qual e,e foi o relator. “Me orgulho de saber que, graças a esta iniciativa, mais de 20 milhões de pessoas ultrapassaram a linha da pobreza e vivem com mais decência.” Renan disse ainda estar lutando para suspender a execução judicial das dívidas ativas dos pequenos produtores e assegurou que levará, em breve, ao presidente Lula uma proposta para a remissão dos débitos de até R$ 15.000,00.
O senador parabenizou todas as mulheres, face à comemoração do seu dia, neste 08 de março, ressaltando as conquistas alcançadas por elas em todos os segmentos da sociedade, mas, especialmente, na vida pública, criando alternativas mais cidadãs para a política brasileira, “sem deixar de lado e nem esmorecer na luta contra a violência e a discriminação que muitas mulheres ainda sofrem em suas casas e locais de trabalho”, concluiu.
Marcou presença também ao evento o deputado federal Joaquim Beltrão, o presidente do PMDB sindical e da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Sérgio Cabral, o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) em Alagoas, Antônio Vitorino, as nutricionistas do Sesc, Kalline Batista e Kelly Santos, além dos e os vereadores de Santana do Mundaú, Ivan Ferreira, Maciel Barbosa e Edson Barros
