×

Alagoas

Agricultores de Piaçabuçu diversificam a produção com pecuária leiteira

Agricultores encontraram na pecuária leiteira uma alternativa de geração de renda; tanque de resfriamento já foi adquirido

Os agricultores familiares do município alagoano de Piaçabuçu,situado às margens do Rio São Francisco, que antes produziam apenas coco e arroz, encontraram na pecuária leiteira uma alternativa para geração de renda.

Eles se organizaram e, com apoio do poder público, formaram uma associação no início deste ano, entidade que hoje já conta com 26 associados. Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pesca de Piaçabuçu, Joaquim Eugênio, a produção de leite começou com 189 litros por dia e atualmente já chega a 283.

“Eles não abandonaram a produção de coco e arroz, mas viram que a pecuária de leite é viável na região e já têm comprador garantido. Eles vendem para uma indústria de Palmeira dos Índios”, frisou o secretário que é formado em Agronomia.

De acordo com Joaquim Eugênio, o grupo de associados está participando do Programa Balde Cheio, da Embrapa, com apoio do Sebrae/AL, que foca a capacitação na gestão da propriedade e formação de preço. “Um tanque de resfriamento de leite também já foi adquirido com apoio da Codevasf”, destacou Eugênio.

Os produtores de leite de Piaçabuçu também estão incluídos no Programa Alagoas Mais Leite, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Na próxima terça-feira (29), eles vão receber mais um tanque de resfriamento de leite, por meio de uma permissão de uso, e um kit de inseminação artificial, para melhoria genética do rebanho.

“O Alagoas Mais Leite tem quatro linhas de atuação, que são qualidade do leite, melhoramento genético, nutrição animal e gestão da propriedade. Esse grupo será apoiado para fomentar esta atividade que já demonstra grande potencial na região. É determinação do governador Teotonio Vilela que os pequenos produtores sejam apoiados em sua atividade para que aumentem as oportunidades de geração de renda no campo”, destacou o secretário de Estado Adjunto da Agricultura, José Marinho.