×

Alagoas

Agricultores de Junqueiro recebem máquinas forrageiras

Máquina tritura palma que serve de ração para animais

Um grupo de 20 agricultores familiares do município de Junqueiro vai receber máquinas forrageiras do governo do Estado, por meio do Programa Alagoas Mais Leite.

O equipamento é usado para triturar forragens, palma e milho, principais alimentos do gado de leite. Em 2009, a primeira comunidade beneficiada com a cessão de uso das forrageiras foi Cajá dos Negros, de origem quilombola, em Batalha, que também recebe as ações do programa.

A entrega será neste sábado (14), na Escola Agrícola São Francisco de Assis, durante a 2ª Festa do Agricultor, a partir das 9h. Junqueiro é um dos municípios incluídos no Programa Alagoas Mais Leite, que desenvolve ações para reestruturar a cadeia produtiva do leite no Estado, com foco na melhoria genética dos animais, nutrição, qualidade do leite e gestão da propriedade.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), o programa também vai disponibilizar aos pequenos criadores de Junqueiro um kit de inseminação artificial. Depois, eles vão receber um tanque de resfriamento de leite, um analisador ultrassônico de leite, além de assistência técnica gerencial na modalidade Balde Cheio, da Embrapa Sudeste.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Edson Maruta, o Alagoas Mais Leite vai garantir a capacitação dos produtores no uso de tecnologias de reprodução para aumento da produtividade de leite por animal. “Dessa forma, haverá aumento de renda do pequeno agricultor”, explicou.

2ª Festa do Agricultor – O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Junqueiro, João Bosco de Jesus, informou que a segunda edição da Festa do Agricultor deve reunir pelo menos mil agricultores, que vão participar de palestras técnicas, concorrer a prêmios e fazer apresentações culturais.

“Também haverá a exposição de máquinas agrícolas e serão sorteados animais e ferramentas de trabalho, como pulverizadores”, ressaltou o secretário, que também falou de algumas ações pelo fortalecimento da agricultura familiar no município, como o apoio à diversificação das culturas e o incentivo à piscicultura.

“A produção de peixe em tanque-rede pode ser uma alternativa para os trabalhadores que ficam desempregados com a mecanização do corte da cana-de-açúcar”, explicou, ao lembrar também que a Seagri, ainda em 2009, lançou em Junqueiro o Programa Alagoas Mais Peixe.