Um grupo de trinta agricultores familiares dos municípios de Arapiraca, Craíbas e Coité do Nóia irá conhecer, nesta terça-feira (20), experiências produtivas orientadas pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), em Feira Grande. A atividade será comandada pelos técnicos extensionistas da Gerência Regional Agreste, com sede em Arapiraca. Na programação, os produtores sairão juntos de Arapiraca às 7h30.
De acordo com o gerente regional, Eraldo Saturnino, foram selecionadas quatro experiências que servirão como exemplo para o grupo que participará do intercâmbio. A primeira parada será na comunidade Massapê, onde será apresentado o plantio de pimenta malagueta irrigada. A região possui indústrias de beneficiamento de molho de pimenta, um mercado promissor para escoar a produção.
A segunda parada do grupo deve acontecer por volta das 10h na propriedade do agricultor Antônio Leonídio, na comunidade Imbiriçu. O agricultor cultiva sorgo forrageiro e a palma adensada, voltados para a alimentação animal. Em seguida, ainda com foco na alimentação animal, os agricultores aprenderão como misturar artesanalmente a ração e como utilizar biofertilizantes, além de explorar o biodigestor modelo indiano.
“Identificamos as experiências de acordo com o perfil dos agricultores que participarão do intercambio, ou seja, a proposta é que esse grupo torne-se multiplicador das atividades produtivas que vamos conhecer. A região Agreste é muito rica em diversidade produtiva e um dos objetivos da Emater é explorar o potencial regional”, frisou Eraldo Saturnino.
O último projeto a ser visitado será na comunidade Olho D’Água do Mandacaru, na propriedade do agricultor Manoel Firmo. Neste local,os agricultores irão conhecer o projeto rotacionado com cerca elétrica. Ao final, representantes do município de Feira Grande irão receber os agricultores para um almoço.
