A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) iniciou na manhã desta segunda-feira, 26, a realização de capacitação destinada a gestores municipais e sociedade civil do Programa Nacional de Capacitação (PNC), promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. Dessa vez o PNC foi aberto para o território Agreste Sergipano. Até a próxima sexta-feira, dia 30, representantes dos 14 municípios da região estão participando das intensificadamente das aulas do curso.
O PNC foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de capacitar gestores, conselheiros e técnicos das prefeituras municipais a fim de que seja implementado nos municípios o Sistema Municipal de Meio Ambiente e conseqüentemente, o fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). Presente em mais essa abertura, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, disse sentir-se muito feliz com a realização do programa de capacitação para mais um município.
“Até o mês de junho os 75 municípios do Estado estarão participando de uma decisão acertada para o progresso da gestão ambiental municipal. Estamos realizando essa capacitação sobre o olhar do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem o objetivo de fortalecer àquele que é os “pés” da estrutura do meio ambiente para os entes Estado e municípios, o Sisnama. Este é a terceira turma de capacitação que ingressa para construção de um novo cenário para a gestão ambiental municipal. O primeiro curso foi realizado pelos territórios da Grande Aracaju e leste Sergipano, depois para o Alto e Médio Sertão e agora chegamos ao território do Agreste”, declarou o secretário.
No início da manhã, durante o Módulo I, foram apresentados aos participantes do PNC, a introdução da Política Nacional e a Estadual do Meio Ambiente. Toda a parte introdutória está sendo dirigida pelo instrutor, Glauberton Max Alves Costa, um dos contratados pela Semarh para ministrar as aulas. Ainda pela manhã foram apresentados também a Metodologia do Curso, da incumbência da consultora de acompanhamento e execução do programa, Jozenilda Dantas da Mata, e ainda a Construção do Acordo de Convivência, aplicada do superintendente de Educação Ambiental da Semarh e coordenador geral do PNC Sergipe, Lício Valério Lima.
No período da tarde os integrantes do agreste sergipano assistirão a vídeos sobre a importância do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). O módulo prossegue com apresentação do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), momento proferido pela técnica ambiental da Semarh, Aline Nascimento.
Durante toda a semana serão apresentados o total de cinco módulos. Sendo assim, a turma do Agreste terá conclusão de curso nesta próxima sexta-feira, dia 30.
Expectativa
Durante curso muitos gestores têm garantido sua cadeira durante as aulas, estas ministradas por profissionais da própria Semarh e consultores contratados. Vice-prefeitos, secretários, vereadores, representantes de Ong’s, e da sociedade civil se fizerem presentes.
Para o secretário de agricultura do município de São Miguel do Aleixo, Valderton das Graças, que afirma que o município não tem secretaria de gestão ambiental, diz que, diante do conteúdo do PNC as expectativas se formam. “Mudar a concepção. Obras apenas sem um a criação de um Sistema Municipal de Meio Ambiental significa que não avançamos muito”, considera.
