A cidade de Piaçabuçu recebeu a campanha “Registro Para Todos”, uma ação que está facilitando o acesso a documentos essenciais, como certidões de nascimento e identidade, para moradores que enfrentavam dificuldades para emissão desses registros. Organizada pela Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) em parceria com o município, a campanha teve o objetivo de promover cidadania e dignidade, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Entre os beneficiados está o pintor Givaldo dos Santos, morador do Pontal do Peba, que conseguiu uma nova certidão de nascimento. Seu documento original, guardado por sua mãe desde 1982, estava deteriorado, mas foi aceito para a emissão de uma segunda via. “Perdi um dia de serviço, mas valeu a pena. Agora posso apresentar meu documento quando precisar”, celebrou Givaldo.
A campanha também ofereceu suporte para a servidora pública Rebecca Matos dos Santos, que conseguiu alterar seu prenome e gênero em sua certidão de nascimento. “É uma grande conquista, algo que eu venho sonhando há muito tempo”, afirmou Rebecca, comemorando a rapidez do processo.

Maria Antonella nasceu há seis dias e saiu da campanha com a certidão de nascimento – Foto: Niel Rodrigues
Além de segundas vias e atualizações, a ação possibilitou o primeiro registro de recém-nascidos, como Maria Lívia e Maria Antonella. Seus pais, Maria Cícera Santos Silva e José Elenildo Lisboa, e Andreza Lessa, respectivamente, agradeceram a oportunidade e ressaltaram a importância da certidão para o futuro das filhas.
Para o agricultor Luiz Izidoro dos Santos, de aproximadamente 62 anos, a campanha representou uma chance de obter seu primeiro registro, necessário para solicitar a aposentadoria. “Eu quero tirar esse registro porque preciso me aposentar”, explicou Luiz, que sempre trabalhou na roça e nunca havia tido acesso a uma certidão de nascimento.
Além dos documentos, a população teve acesso a inscrições no CadÚnico, emissão de cartões do SUS e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, além de vacinas para adultos e crianças. Segundo o juiz Anderson Passos, a iniciativa é um passo fundamental para garantir a cidadania e o acesso a direitos básicos da população. A secretária de Assistência Social, Suzane de Oliveira Araújo, reforçou que a campanha promove dignidade e melhora a qualidade de vida, principalmente para famílias carentes.
