×

Penedo

Agora é oficial: Codevasf vai sair de Penedo, abandonando agricultores e projetos da região

Codevasf agora vai funcionar em um prédio alugado, na capital alagoana

Apesar de todo o empenho do prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes (MDB), apoiado por prefeitos da região, associações, sindicatos e alguns vereadores locais, a saída da Codevasf de seu prédio próprio em Penedo para funcionar em um imóvel alugado na capital alagoana foi aprovada e agora já é uma realidade.

A mudança na sede da Codevasf, defendida pelo deputado federal Artur Lira, representa um retrocesso econômico para Penedo e região, pois afeta drasticamente o financiamento de projetos e impactará o comércio local, já que serão R$ 2 milhões em perdas, todos os meses, apenas com o salário dos servidores.

Apesar de ser de conhecimento público que a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) é essencial para o desenvolvimento da região, o grupo político liderado por Lira em Penedo, que faz oposição ao prefeito Ronaldo Lopes, se calou, colocando os interesses do povo em segundo plano, tudo por questões políticas.

Em Maceió, a 5ª Superintendência Regional da Codevasf vai funcionar em um prédio situado na Rua Aristeu de Andrade, no bairro do Farol, local já ocupado pelos Laboratórios Integrados de Ciências do Mar e Naturais (Labmar).

Já que a empresa deixará seu prédio próprio para funcionar em um imóvel alugado, deverá desembolsar a quantia estimada hoje em R$ 167.456,16 (cento e sessenta e sete mil, quatrocentos e cinquenta e seis reais e dezesseis centavos), só com despesas básicas. O pior e mais grave disso tudo é que essas despesas não possuem previsão de receita discricionária.