×

Alagoas

Agentes penitenciários terão exames gratuitos para manuseio de arma de fogo

A Secretaria Adjunta de Ressocialização também irá oferecer aos agentes penitenciários o exame de Aptidão Psicológica para fins de aquisição, renovação e transferência de arma de fogo, junto com o teste de capacidade técnica. A realização dos exames necessários para o manuseio de arma era um antigo pleito da categoria.

A oferta do exame psicológico gratuitamente, junto com a de capacidade técnica (teste de tiro) foi anunciada pelo secretário adjunto de Ressocialização, tenente-coronel Marcos Sérgio, durante encontro com a diretora da Escola Penitenciária, Amanda Nicácio.

“Estamos atendendo a uma antiga reivindicação da categoria, que antes tinha que bancar o custo dos dois exames”, disse o secretário, acrescentando que a pasta resolveu oferecer os dois exames gratuitamente, para que o servidor tenha condições de regularizar a uma arma de fogo, sem ter nenhum custo.

Segundo Marcos Sérgio, a Secretaria Adjunta de Ressocialização irá disponibilizar dois profissionais para a realização do exame psicológico, com o oferecimento de 15 vagas por mês.
Portaria

Foi publicada na semana passada a portaria instituindo normas e procedimentos para a realização do exame de comprovação de capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo para agentes penitenciários efetivos.

De acordo com a portaria, o agente penitenciário interessado em comprovar a capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo para fins de aquisição, renovação e transferência do Certificado do Registro de Arma de Fogo de Uso Permitido deverá solicitar o exame junto à Diretoria de Escola Penitenciária (DEP).

O exame visa avaliar os servidores quanto às habilidades técnicas necessárias para utilização correta de arma de fogo, baseado na legislação vigente. A portaria instituindo também a realização do teste psicológico para os agentes penitenciários efetivos deverá ser publicada dentro dos próximos dias.