×

Alagoas

Agentes penitenciários farão paralisação por 72 horas

Assembleia foi realizada na manhã desta terça-feira, 03 de maio

Durante assembleia realizada na manhã desta terça, 03, agentes penitenciários que trabalham nas unidades prisionais de Alagoas decidiram que durante o próximo final de semana farão uma paralisação de advertência com o objetivo de pressionar o Governo a abrir canal de negociação para que sejam discutidas reivindicações da categoria.

A classe reivindica piso salarial de R$ 4 mil reais, extensão do adicional de periculosidade a todos os agentes penitenciários de Alagoas e que o Executivo apresente um cronograma para a realização de concurso público para suprir a carência de profissionais, entre outros benefícios.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen), Petrônio Lima, em algumas reuniões a categoria tentou entrar em acordo com o Governo, mas não obteve êxito e por esse motivo foi aprovada por unanimidade a proposta de paralisação de advertência.

“Vamos parar por 72 horas e na segunda, dia 09, voltaremos ao trabalho. Esperamos que com isso o governador aceite negociar conosco. Caso nosso objetivo não seja alcançado, infelizmente teremos que deflagrar greve por tempo indeterminado”, salientou.

Com a paralisação de advertência prevista para acontecer a partir da próxima sexta-feira, 06 de maio, as visitas serão suspensas nas unidades prisionais de Alagoas. Ainda segundo Petrônio Lima, os agentes atuarão apenas no que diz respeito a manutenção da segurança do sistema prisional, a alimentação e medicação dos detentos, além de realizar escoltas de urgência e emergência.