×

Alagoas

Agentes formam primeira turma de pós-graduação em Gestão Penitenciária do Brasil

Um importante passo para a qualificação profissional dos agentes penitenciários alagoanos foi dado na noite desta quinta-feira (04), com a conclusão e formatura de 80 servidores da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) no curso de Pós-Graduação em Gestão Penitenciária. A primeira especialização do país destinada especificamente para o complexo penitenciário. A solenidade ocorreu no auditório da Faculdade Estácio de Alagoas (FAL), da unidade Jaraguá.

O secretário da Seris, Carlos Luna, parabenizou os formandos e afirmou que se sente realizado ao participar desse marco na história do sistema prisional.

“Hoje, a Escola Penitenciária de Alagoas é uma das mais eficientes e atuantes do Brasil. Sinto-me feliz ao ver os agentes penitenciários com os olhos brilhando, empolgados com o trabalho que estão desempenhando. 80 agentes penitenciários especializados representam mais de 10% do total de agentes concursados no estado de Alagoas. Agradeço aos alunos por todo o empenho e respeito com o qual tratam o sistema prisional”, disse.

O secretário de Estado de Defesa Social, Diógenes Tenório, elogiou o trabalho que os agentes penitenciários prestam à sociedade. “Estou feliz em ver profissionais capacitados, com novas ideias e planos prontos para serem postos em prática. Que vocês continuem desempenhando o trabalho da melhor forma possível”, afirmou.

Segundo o diretor acadêmico da Estácio de Alagoas, Vagner Herculano de Souza, a FAL se sente honrada em receber os servidores da Seris por saber que os agentes têm objetivo similar ao da instituição: cooperar para a mudança de Alagoas. “Que esse curso marque mais uma etapa para o desenvolvimento do estado, pois é só através da Educação que podemos mudar Alagoas e alcançar melhores resultados para a nossa sociedade”.

Cybelle Rocha, agente penitenciária e participante do curso, afirmou que a capacitação foi uma conquista dos agentes penitenciários e que irá contribuir para o enriquecimento profissional. “Iremos utilizar o conhecimento adquirido nas aulas em nosso trabalho. Espero que aconteçam outros cursos e que os agentes se motivem ainda mais a se capacitarem”, concluiu.

Convênio

O curso de Gestão Penitenciária é resultado de um convênio celebrado entre a União e o estado de Alagoas. A capacitação foi voltada para agentes penitenciários efetivos que desempenham funções de direção, coordenação, gestão e assessoramento, com uma carga horária total de 368 horas/aula. O curso de Gestão Penitenciária foi dividido em cinco módulos.

A violência, criminalidade e Direitos Humanos; ordenamento jurídico e suas implicações no sistema penitenciário; aspectos de gestão e as políticas de assistência, foram alguns dos assuntos abordados no curso. Os servidores também realizaram uma monografia que foi entregue como requisito para a conclusão da pós-graduação.