×

Sergipe

Agentes fixos reforçam limpeza de espaços públicos com maior fluxo de pessoas

Atualmente, a Emsurb mantém trabalhadores da limpeza, diariamente, em 68 espaços públicos da capital sergipana

Para reforçar a limpeza pública em áreas de maior movimentação de pessoas da cidade, uma das estratégias utilizadas pela Prefeitura de Aracaju é a manutenção de agentes fixos nesses locais. Atualmente, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) mantém trabalhadores da limpeza, diariamente, em 68 espaços públicos da capital sergipana, os quais atuam das 7h às 17h.

Entre os pontos que possuem agentes fixos estão as orlas da capital (Atalaia, bairro Industrial, Porto Dantas e Mosqueiro), Calçadão da 13 de Julho, Parque da Sementeira, Parque Poxim, Parque dos Cajueiros, Praia Formosa, área verde do Viaduto Carvalho Déda, e praças Fausto Cardoso, da Bandeira, da Imprensa, Tobias Barreto e Olímpio Campos.

Diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes explica que além da grande circulação de pessoas, outro critério analisado para disponibilizar os agentes fixos é o tamanho da área a ser assistida.

“Existem sete equipes de limpeza e duas de varrição (ambas volantes) utilizadas nas praças e áreas verdes. Essas seguem uma programação de atendimento pré-definida. Esses agentes fixos executam a limpeza e conservação de áreas verdes [limpeza geral, conservação das plantas, controle de pragas e plantio de novos paisagismos], têm uma carga horária de 44 horas semanais, e esse trabalho tem como finalidade ações fitossanitárias”, pontua Bruno.

Segundo o diretor, uma das preocupações da gestão municipal é manter sempre os mesmos agentes nos locais designados. “A empresa que cede os agentes é terceirizada, portanto, os agentes contratados passam pelo RH dessa empresa. Porém, sempre que possível, orientamos que mantenham os mesmos agentes designados para as localidades específicas, e isso acontece em respeito à população local que, muitas vezes, nos pedem para manter as mesmas pessoas, isso porque existe certa relação de confiança estabelecida entre os agentes e os moradores dos pontos que eles atendem”, ressalta.

Ainda que haja a disponibilização de agentes fixos para alguns pontos, a regularidade da limpeza é assegurada em toda a cidade. “A equipe volante padrão atua diretamente na manutenção da limpeza da praça, enquanto a de plantio se dedica à vegetação. As equipes volantes realizam a roçagem e a capinação e dão apoio aos agentes fixos das demais praças. A cada três meses, essas equipes volantes visitam todas as praças da cidade para realizar a limpeza”, salienta Bruno Moraes.