Agentes e consultores de economia solidária que atuarão no projeto Produzir Juntos participaram, durante dois dias, do Seminário para Nivelamento e Treinamento promovido pela Unitrabalho, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), uma das instituições selecionadas para executar o projeto. Participaram da capacitação dez consultores e 22 agentes selecionados através de edital publicado no Diário Oficial do Estado e disponibilizado na página www.trabalho.al.gov.br.
Com o nivelamento, os agentes e consultores terão o mesmo nível de conhecimento para iniciar o trabalho com os empreendimentos, a partir do cadastro individual. O seminário propicia aprendizado sobre a economia solidária, e os conceitos e princípios que norteiam essa forma de economia. Também foram prestadas orientações sobre incubação de empreendimentos de economia solidária e educação popular.
O projeto Produzir Juntos selecionou a Cooperativa Agrícola de Assistência Técnica e Serviços (Cooates), que ficará responsável pela qualificação dos empreendimentos, com base no diagnóstico feito pela Unitrabalho.
O objetivo do Produzir Juntos é gerar trabalho e renda de forma sustentável, democratizando o acesso ao crédito desburocratizado, por parte dos grupos solidários. O projeto vai atender ao Sertão, à Região Metropolitana, ao Vale do Mundaú e ao Agreste de Alagoas, em 19 municípios, com 72 empreendimentos e mais de 1.400 pessoas contempladas.
Os contemplados receberão assessoria, consultoria de comercialização e de administração, visando à criação de mecanismos para que o processo de autogestão flua com mais intensidade no interior dos empreendimentos.
