×

Maceió

Agentes de trânsito ajudam na prestação de socorro na capital

Na última segunda-feira (31), agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió auxiliaram no combate a um incêndio de veículo que transitava na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, em direção ao Tabuleiro do Martins.

Mas este não foi o primeiro caso em que agentes do órgão prestaram algum tipo de socorro diante de pessoas em situações adversas. “Por estarem nas ruas diariamente cuidando do trânsito, os agentes se deparam com muitos casos que vão além da sua esfera de trabalho e quando estão aptos, também ajudam enquanto cidadãos solidários”, explica o superintendente da SMTT, Tácio Melo.

O superintendente destaca que esse tipo de auxílio já ocorrências desde casos mais casuais, como a de um condutor que teve um problema mecânico em seu veículo e conseguiu um macaco hidráulico com a ajuda dos agentes, até outros mais delicados. “Um dos que mais chamaram a nossa atenção aconteceu durante as festividades juninas deste ano, quando duas pessoas foram vitimadas com queimaduras e foram levadas ao HGE pelos agentes de trânsito que estavam no local”.

Entre as ocasiões em que agentes da SMTT prestaram apoio a cidadãos que passavam por algum tipo de dificuldade, Tácio cita ainda o caso de uma condutora que passou mal devido a problemas de hipertensão enquanto dirigia. “Este fato ocorreu na Fernandes Lima, uma das mais movimentadas da cidade e a senhora encostou o veículo no canteiro central, onde havia uma guarnição da SMTT que pegou os remédios que ela precisava e ficou ao lado dela enquanto familiares iam buscá-la”, lembra.

“Todos os agentes receberam treinamento em primeiros socorros durante o curso de formação. Nos casos mais graves, equipes especialistas como o Samu e o Corpo de Bombeiros devem ser acionadas. Mas nas ocorrências nas quais os agentes de trânsito prestaram auxílio, os socorridos necessitavam de rápido atendimento no hospital e o conhecimento básico do nosso pessoal foi primordial para salvar vidas, o que é mais importante”, salienta o gestor do órgão.

Outros episódios relatados pelos agentes de trânsito do órgão envolvem o fechamento de um buraco encontrado na rua e que colocava em risco a integridade dos condutores de veículos, o socorro a grávidas, pessoas com epilepsia, vítimas de armas brancas e tiro, pessoas alcoolizadas e até uma criança que ingeriu líquido de radiador.

Apesar da prestação de socorro, os agentes de trânsito devem ser acionados nos casos de denúncia de infrações cometidas por condutores e acidentes ou qualquer situação que atrapalhe o fluxo de veículos. A Central de Rádio e Videomonitoramento do órgão atende pelo telefone 3315-3590.